A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (11) mudanças viárias na Avenida Brasil, a principal da cidade, a fim de melhorar a fluidez no trânsito — prejudicada há 2 semanas com o início da operação do BRT Transbrasil.
Em resumo, carros de passeio e motos vão voltar a poder usar 3 das 4 faixas da via expressa, mas sob algumas regras.
Para entender
- A Avenida Brasil tem 4 faixas centrais e 2 laterais por sentido;
- Nas pistas centrais, a faixa mais à esquerda é a exclusiva para o BRT e tem cor cinza claro; na foto acima, é a que tem a inscrição BRT;
- Ao lado, vem a 2ª mais à esquerda, a seletiva, também cinza claro, alvo das mudanças anunciadas nesta quinta; na foto, é onde vem escrito Táxi/Ônibus;
- As 2 faixas da direita são as comuns, em asfalto escuro, e liberadas para qualquer veículo.
O que muda?
A partir do dia 23 de abril:
- Nos dias úteis, carros e motos poderão circular na faixa seletiva, a 2ª mais à esquerda, das 10h às 16h e das 20h às 5h. Nos fins de semana e feriados, essa pista estará liberada o dia todo;
- Quem circular na seletiva, porém, deverá observar a velocidade máxima de 60 km/h no corredor e reduzir para 40 km/h nas proximidades de cada estação.
O que não muda?
- A pista mais à esquerda em cada sentido continuará exclusiva para o BRT Transbrasil, e quem a invadir poderá levar multa;
- Táxis seguem com permissão de circular na faixa seletiva em qualquer horário;
- Caminhões não podem circular nem na exclusiva, nem na seletiva.
Histórico
Desde o dia 1º, com o início da operação do BRT Transbrasil, metade das faixas estava restrita a ônibus e táxis. Com apenas 2 pistas em cada sentido liberadas para o resto dos veículos, motoristas passaram a reclamar de engarrafamentos e atrasos.
Na primeira semana do BRT, o trajeto de Deodoro ao Terminal Gentileza era feito em 50 minutos pelo corredor do Transbrasil e em 3 horas pela pista comum. Na manhã do dia 3, o Rio registrou 177 km de engarrafamentos, 100 km a mais do que a média prevista para o mesmo dia e horário.
O BRT Transbrasil
O corredor expresso tem 17 estações e parte do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no Centro do Rio, até o Terminal Deodoro, na Zona Norte.
São 50 ônibus articulados circulando das 4h à meia-noite, com saídas a cada 5 minutos.
A Avenida Brasil passou a ter 26 km de pistas segregadas, cruzando 18 bairros.
Informações: G1 Rio
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