Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Campinas, Duas linhas alimentadoras terão reforço na frota

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Com a expressiva adesão dos usuários ao sistema BRT Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá mais um passo para a ativação do sistema de transporte público coletivo tronco-alimentado. A partir da próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, as linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II) e 234 (Satélite Íris III) terão reforço na frota de veículos. Além disso, cinco linhas radiais terão a oferta de ônibus ajustada à demanda atual.  

Na operação em dias úteis, a frota da linha 227 passa de quatro para cinco veículos e os intervalos de 10 para oito minutos, nos horários de pico. Já a frota da 234 passa de três para quatro veículos e os intervalos de 12 para oito minutos.  

Também a partir do dia 29, cinco linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande terão redução de frota, que será adequada à atual demanda de passageiros: 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 228 (Princesa D’Oeste) e 229 (Jardim Florence II). Com isso, os intervalos serão ampliados.  

Na operação realizada aos sábados, as linhas já circulam com um veículo na frota e essa operação será mantida nesta etapa. A exceção será a linha 229, cuja frota que circula aos sábados passará de três para dois veículos, com ampliação dos intervalos, a partir do dia 27 de janeiro.   

“Desde o início da nova operação do BRT Campo Grande, optamos por manter a circulação das linhas radiais e estimular que os próprios usuários optassem pelas alimentadoras e pelo sistema BRT. Isso vem ocorrendo aos poucos e, por isso, faremos mais estes ajustes na direção do sistema tronco-alimentado”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Confira abaixo as mudanças nas linhas radiais e alimentadoras:

Levantamento realizado pela Emdec aponta que as cinco linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande que serão alteradas apresentaram redução na demanda de usuários. Antes da atual operação do BRT, em setembro, elas transportaram, juntas, mais de 15,9 mil passageiros em dias úteis. Em novembro, foram 10 mil passageiros transportados – uma redução de quase 37%. Já em dezembro, foram 6,6 mil passageiros transportados, em dias úteis – uma redução de quase 59% em relação ao mês de setembro.   

Alimentadoras do Campo Grande  

A partir de outubro, os usuários passaram a contar com as novas linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius) e 243 (Princesa D’Oeste), além da 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), já existente. Em dezembro, também foram criadas as alimentadoras 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 238 (Satélite Íris I), que não terão alterações neste momento. E no último dia 19, foi criada a alimentadora 218 (Terminal Itajaí).  

Os usuários utilizam as alimentadoras para acessar ao Terminal Satélite Íris e realizam a integração com uma das linhas BRT (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) para um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo. 

As alimentadoras do Campo Grande somaram mais de 4,2 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 5,5 mil passageiros transportados no mês de dezembro, em dias úteis.  

Pesquisa já apontou migração de usuários  

Uma pesquisa de opinião realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro com 388 usuários das linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 revelou que cerca de 94% aprovam a nova operação do BRT Campo Grande. As entrevistas foram realizadas nos terminais BRT Campo Grande, BRT Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária.   

Composta de cinco perguntas qualitativas, uma consulta, três de informações pessoais e um espaço para sugestões, a pesquisa mensurou a satisfação dos usuários quanto aos aspectos operacionais da linha (pontualidade, tempo de trajeto e carregamento), conforto das estações e orientação prestada pela equipe técnica.    

Os entrevistados também foram questionados sobre quais linhas radiais deixaram de utilizar ao optar pelo BRT. A maioria (39,3%) relatou ter migrado da linha 212 (Terminal Itajaí) para o BRT. Entre as radiais (bairro/Centro) que terão alterações aparecem na pesquisa, no quesito migração, as linhas 229 (9,6%), 223 (4,5%), 222 (2,3%) e 221 (1,9%).  

Todos os detalhes sobre a operação dos Corredores BRT podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960