A nova licitação para a construção do VLT do Subúrbio de Salvador será publicada nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (26), durante uma entrevista coletiva de balanço da gestão.
Essa será a segunda licitação para a obra. Em agosto, o estado rompeu o contrato com a concessionária Skyrail, que tinha sido escolhida para a implementação do sistema.
O governador anunciou que o transporte vai chegar até o bairro de Piatã. “São três trechos: Sairemos do Subúrbio até a Calçada, e chegaremos até Piatã. São trechos independentes, mas é uma licitação só. A mesma empresa pode ganhar dois ou três, mas outras também podem ganhar", disse Jerônimo.
Os três do Subúrbio foram desativados em 2021 e, desde então a área só é atendida por ônibus. “A (nossa) preocupação é a responsabilidade com a Calçada e o Subúrbio”, enfatizou.
O governador citou, ainda, a possibilidade de receber recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal, para a obra.
Histórico
O contrato com Consórcio Skyrail - formado pela chinesa Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen – foi firmado em 2019. A licitação para construir a alternativa aos trens que ligavam o subúrbio ao bairro do Comércio foi suspensa em agosto deste ano.
A decisão foi tomada após recomendação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), que apontou a rescisão como saída diante da inviabilidade do governo reconhecer reequilíbrio econômico sem estudos complexos ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução.
Informações: Correio 24 Horas
0 comentários:
Postar um comentário