Os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT, que ainda estão em obras, vão ganhar 270 novos ônibus articulados a partir de novembro. Segundo a prefeitura, a previsão é que todos os veículos estejam operando nestas linhas até março do ano que vem. Estes ônibus fazem parte dos 561 veículos que a prefeitura havia comprado para o BRT no ano passado. Deste total, 291 já foram entregues e já estão em operação.
No Twitter, o prefeito Eduardo Paes comemorou a entrega do primeiro ônibus destes 270 restantes, com um vídeo mostrando o veículo saindo da fábrica, em Caxias do Sul (RS). Paes agradeceu ao presidente Lula, que ajudou a viabilizar a frota nova. A União foi fiadora do município do Rio no empréstimo que possibilitou a renovação da frota do BRT.
"Aí, Lula. O primeiro ônibus para o BRT da Transoeste que você está dando aos cariocas já saindo da fábrica em Caxias do Sul e vindo para o Rio! Obrigado! Eu sabia que você seria mais uma vez um grande parceiro do Rio e sua gente!", escreveu Paes, prontamente respondido pelo presidente numa troca de afagos na rede social. "A parceria prefeitura e governo federal voltou", comentou o perfil oficial de Lula.
Outra novidade é que todos os novos ônibus que vão atender os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT trabalham com motores adaptados ao padrão Euro 6, última norma internacional de redução de poluentes para veículos automotores. Os ônibus que operam de acordo com esse padrão emitem 75% menos gases poluentes do que os que circulavam de acordo com o Euro 5, o padrão anterior.
Em contrapartida, a nova tecnologia Euro 6, de acordo com sites especializados em transporte, pode deixar o custo do ônibus 30% mais caro. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a receber ônibus que atendem a este novo padrão, de acordo com o próprio prefeito Eduardo Paes. Os ônibus articulados do BRT do Rio são de chassi Mercedes-Benz, com 23 metros de comprimento, e comportam 210 pessoas passageiros (sentados e em pé).
Informações: O Globo
0 comentários:
Postar um comentário