Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Com nova tecnologia, frota de Aracaju já tem biometria facial

segunda-feira, 10 de julho de 2023

No começo do mês de junho, foi anunciado que o Setor de Transporte Público Coletivo teria um aliado para dar mais celeridade ao serviço de mobilidade: a biometria facial. Essa nova tecnologia para quem utiliza as Gratuidades como Escolar, Idosos, Pessoas com Deficiência ou servidores públicos (Policiais, Correios e outros), retira a utilidade do finger (reconhecimento pelo dedo) e já faz a autenticação pelo rosto do passageiro na hora da validação.

Prático e rápido, a biometria facial também é uma aliada para garantir o direito daqueles que realmente têm direito, evitando as fraudes. A biometria lê e identifica o usuário titular do cartão. Os novos equipamentos passaram por testes durante o mês de maio e já conseguiram identificar, infelizmente, em 30 dias 200 casos de fraudes no uso do cartão de estudante.
A biometria facial é um avanço tecnológico para gerar mais praticidade e assegurar o direito à gratuidade. Não é necessário recadastramento, basta passar pela catraca que o sistema reconhece a partir da imagem capturada se é usuário daquela gratuidade. Para melhor adaptar os usuários a biometria facial, como foi informado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em junho, a partir deste mês de julho, os usuários do cartão Mais Aracaju Escolar estarão recebendo mensagens de alerta nos casos de utilização irregular. Vamos entender os procedimentos da fase de adaptação:

1 – Se uma pessoa usar o cartão Mais Aracaju Escolar de outro usuário, a biometria facial identificará que a imagem captada difere da pessoa cuja foto foi registrada no momento do cadastro do benefício.

2 – Nessa fase de adaptação, o cartão NÃO é bloqueado de imediato, nem tampouco os créditos adquiridos no caso do cartão Escolar.

3 – Contudo, uma mensagem será enviada ao canal de contato do usuário informando sobre o prazo de sete dias para o comparecimento à Sede da Aracajucard, localizada no CEAC da Rua do Turista, onde o mesmo será advertido quanto a ocorrência, com a assinatura de um termo de responsabilidade para uso intransferível.

4 – Caso o usuário não atenda a solicitação comparecendo à Aracajucard, posteriormente aos sete dias, no caso dos estudantes, conforme mensagem de alerta enviada, a compra de créditos estará bloqueada, sendo inclusive informada por aviso nos canais de aquisição de recargas (aplicativo, CEAC).

5 – A fase de adaptação ainda não envolve procedimentos para as gratuidades totais.

Informações: Infonet

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960