Aumentou 93,6% o número de reclamações sobre o transporte público urbano de Campinas (SP) nos últimos cinco anos. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram uma piora no serviço prestados nos ônibus. Em 2018 foram registradas 3.334 queixas, contra 6.456 no ano passado, uma média de ao menos 17 pedidos de melhorias por dia.
O levantamento feito pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo, junto à Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) aponta também as linhas que mais figuram entre as piores da metrópole. Três delas estão neste ranking há pelo menos três anos sem solução para os problemas: 173 Jardim São Vicente / Parque Itália, 224 Residencial Sirius / Corredor Central e 253 Swift / Parque Via Norte - confira a lista e as principais reclamações abaixo.
Ano após ano, as reclamações são praticamente as mesmas em Campinas. A Emdec disse, em nota, que fiscaliza e trabalha em ações de ajustes do transporte público diariamente, mas isso não reflete na realidade que os passageiros enfrentam.
Principais problemas apontados
O não cumprimento de horário é o assunto que aparece em primeiro lugar desde 2018. No ano passado, ele foi responsável por 1.932 queixas. Em seguida, os mais frequentes em 2022 foram: não atender embarque/desembarque e motorista imprudente.
"Saio 5h30, 6h e esse horário ele nunca passa. É muito difícil pegar o ônibus nesse horário", contou a atendente de laboratório Juscimara Tonon, que depende da linha 173 e aguardava cerca de 40 minutos quando foi entrevistada pela reportagem. "Não é normal. Eles informam que a cada 13 minutos estão passando, mas isso não acontece", relatou.
Outras pontos que motivaram registros de reclamações foram: veículo em mau estado de conservação, ampliação de carro/alteração da frota e maus tratos aos usuários. Veja o que dizem os passageiros no vídeo abaixo:
A Empresa ressaltou que realizou "1.336 ajustes de linhas e mais de 18 mil autuações emitidas para o transporte público" só no ano passado.
Disse também que solicitou às empresas que façam a aquisição de novos veículos. Nesta terça (14), saiu um "decreto no Diário Oficial para que seja pago às cooperativas o subsídio de 16 veículos reservas, eliminando assim o problema das faltas de veículos".
Ranking das piores linhas
Entre as dez linhas com mais problemas relatados pelos usuários do transporte em todo o ano de 2022, nove foram citadas porque não cumprem os horários estabelecidos pela própria Emdec. A linha restante - 213 Terminal Itajaí/Terminal Metropolitano - entrou na lista por não atender embarque e desembarque.
173 Jardim São Vicente / Parque Itália: 77
222 Terminal Central / Residencial Cosmos: 71
244 Jardim Aurélia / Shopping Parque Dom Pedro: 67
213 Terminal Itajaí / Terminal Metropolitano: 60
224 Residencial Sirius / Corredor Central: 58
260 Nova Aparecida / Shopping Iguatemi: 49
221 Terminal Central / Jardim Rossin: 47
161 Residencial Souza Queiróz / Corredor Central: 45
240 Jardim Garcia / Shopping Parque Dom Pedro: 44
253 Swift / Parque Via Norte: 40
Informações: EMDEC e G1 Campinas
0 comentários:
Postar um comentário