Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus elétrico da Volvo é meio brasileiro e chega em 2023

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A Volvo integrará em 2023 o rol de fabricantes de ônibus elétricos com oferta no mercado brasileiro, que já conta com Mercedes-Benz, Eletra, BYD e Volkswagen Caminhões. Chegará ao país no ano que vem o chassi para modelos urbanos chamado BZL que, apesar de ser uma plataforma global, teve metade do seu processo de desenvolvimento realizado por funcionários brasileiros da fábrica que a empresa mantém em Curitiba (PR).

Os primeiros lotes do chassi, que está no momento em fase de homologação para o mercado local, serão de unidades importadas da Suécia. De acordo com Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina, a produção local do BZL seguirá o mesmo projeto do modelo global, com o piso baixo e pacotes de baterias instalados no teto do veículo.

"Podemos dizer que ele é metade brasileiro, considerando que metade do processo de desenvolvimento foi realizado pela nossa engenharia", contou o executivo na terça-feira, 9, durante a Lat.Bus Transpúblico, feira de transporte realizada no São Paulo Expo, em São Paulo.

Chassi integra atual ciclo de investimento
O seu desenvolvimento, inclusive, foi financiado por pelo aporte mais recente anunciado pela montadora, de R$ 1,5 bilhão até 2025. O chassi, inclusive, já passou por testes em países vizinhos, como o Chile e, em breve, em Bogotá, na Colômbia. O investimento também financiou o desenvolvimento da nova plataforma Euro 6 da companhia, apresentada no evento.
O chassi B51OR, que estreia no mercado nacional também em 2023, tem aplicação em modelos rodoviários e é equipado com motor de 13 litros que atende às diretrizes da norma de emissões Euro 6. O conjunto, assim como a caixa i-shift, é a mesma que a montadora emprega em seus caminhões pesados.


Voltando para o modelo elétrico BZL, o chassi é equipado com dois motores de 200kW instalados na parte traseira. Foi projetado para carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 90 passageiros. No exterior, a montadora emprega o veículo em negócios que envolvem a oferta da energia das baterias.

Informações: Automotive Business

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960