Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Usuários do transporte público reclamam de falta ônibus após alterações em linhas em Juiz de Fora

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Juiz de Fora amanheceu nesta quinta-feira (5) com confusão para quem vai pegar ônibus após a empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal) divulgar um comunicado de alteração de linhas.
De acordo com o comunicado emitido pela Ansal, a empresa deixa de atender as linhas 321, 335, 611, 612, 613, 614, 621, 702, 707, 709, 723, 729, 746, 749, 753, 754 e 758, que passam a ser de responsabilidade da Tusmil. Por outro lado, a Ansal irá atender as linhas 412, 443, 444, 445, 447, 609, 610, 615, 636, 646, 700, 751 e 717.

"Informamos ainda que a Tusmil não acatou a decisão, prejudicando assim os usuários das linhas que ficaram sob sua responsabilidade", citou a Ansal em comunicado emitido nesta quinta.

O Consórcio Manchester, por sua vez, informou que não iria cumprir a determinação judicial. O g1 entrou em contato com a Tusmil nesta quinta, que deveria atender as linhas, e foi informado por um funcionário que não havia nenhum quadro de horário para colocar os ônibus para rodar. (veja a a nota da Tusmil na íntegra abaixo).

Em nota enviada ao g1 nesta quinta, a Prefeitura também se manifestou: "A Prefeitura de Juiz de Fora informa que o Consórcio Manchester, formado pela empresa Tusmil, não cumpriu a decisão sobre o reequilíbrio das linhas. O Consórcio Via JF cumpriu a decisão. Diante disso, a Prefeitura está tomando todas as medidas jurídicas para o cumprimento da decisão administrativa e a normalização do serviço de transporte público".

Usuários do transporte público reclamam
Diversos telespectadores enviaram reclamações nesta quinta-feira e relataram falta de ônibus para atender alguns bairros, veja abaixo:

Bairro Miguel Marinho: Aqui no meu bairro o ônibus 753 Miguel Marinho também não está passando, disse a telespectadora.

Bairro Santa Maria: Meu nome é Nancimara moradora do Bairro Santa Maria, nós moradores como sempre prejudicados por uma determinação da SMU e a Prefeitura de Juiz de Fora. Estamos sem ônibus, o 707 que atende ao bairro e ao Recanto da Mata não saiu da garagem pois foi determinado que a Tusmil faça o percurso e a mesma se nega. Esse mesmo percurso era feito pela Ansal e nós moradores também não queremos a Tusmil aqui pois todos os dias é motivo de reclamações com ônibus quebrado. Nós estamos isolados o 734 faz 2 viagens cedo e 2 a noite mesmo assim não faz itinerário todo que o 707 faz. Aqui temos pessoas idosas, crianças pessoas com problema de saúde e muito morro. Teremos que pagar carro para sair de nossas residências e mesmo assim são poucos que aceitam a viagem por ser muito morro.

Bairro Granjas Bethel: Meu nome é Iara. A empresa Tusmil que passaria a atender hoje o bairro granjas bethel, não mandou ônibus para atender ao bairro. Alegam que não foram notificados pela prefeitura. Estamos sem ônibus no bairro. O ponto está vazio, pois todos os moradores foram a pé até o trevo do retiro para pegar ônibus, pois precisavam de ir trabalhar.

Bairro Santa Maria: Meu nome é Telma Gomes, moro na rua Onofre De Oliveira Salles no bairro Santa Maria, e na manhã de hoje o único carro da linha 707 Cidade do Sol/Santa Maria /Recanto da Mata não saiu da garagem, por causa dessa confusão de consórcio os moradores estão sem o único carro que roda o dia todo. Os moradores são simplesmente ignorados pela atual gestão,aqui temos apenas uma linha com um carro para atender 3 bairros e hoje não tem. Um absurdo.

Nota da Tusmil
"A TUSMIL vem a público esclarecer que a empresa ANSAL está descumprindo decisão judicial ao tentar fazer, a toque de caixa e de forma completamente abusiva, indevidas trocas de linhas entre os consórcios, mais uma vez em prejuízo ao Consórcio Manchester, tentando passar linhas deficitárias para o Consórcio Manchester e ficar com linhas mais lucrativas para o Consórcio Via JF, que já tenta explorar a partir de hoje. O Consórcio Manchester obteve tutela judicial, ratificada de forma unânime pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para que fossem efetuadas trocas de 25 linhas com o Consórcio Via JF conforme estudo elaborado pela própria prefeitura em 2021, expressamente identificado na decisão, e até hoje não implementado. Porém, de forma contrária à decisão judicial, a Prefeitura, motivada pela ANSAL, inovou e ao invés de cumprir a troca de linhas determinada pela justiça optou por fazer novo cálculo, utilizando parâmetros completamente incorretos e contrários ao que está previsto no contrato de concessão, cálculo este cujo resultado favorece mais uma vez o Consórcio Via JF. Por tal motivo, na data de ontem (04/05/2022), o Consórcio Manchester obteve nova tutela judicial determinando que a comprovação do cumprimento da decisão judicial a seu favor fosse cumprida em dois dias, fato ainda não atendido pela Prefeitura e tampouco pela ANSAL, que insiste em operar as linhas do Consórcio Manchester, deixando de operar suas próprias linhas que são deficitárias. Infelizmente, com seus atos, a ANSAL faz a população de Juiz de Fora ser mais uma vez prejudicada. Contudo, apesar da clara campanha difamatória promovida contra o Consórcio Manchester, a TUSMIL confia que a ética e a Justiça irão prevalecer, e utilizará de todos os meios legais disponíveis para alcança-las".

Informações G1

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960