A STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo deu início aos estudos para reformulação dos 12 km do trecho Diadema-Brooklin do Corredor ABD, entre o ABC Paulista e a zona Sul da capital.
Um dos principais objetivos é melhorar a integração dos serviços, hoje operados pela concessionária Metra, com a linha 9-Esmeralda da CPTM e os ônibus municipais de São Paulo.
Os estudos são citados no Balanço Geral das Contas do Exercício de 2018 enviados pelo Governo do Estado à Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo datado de 30 de abril de 2019.
De acordo com o relatório do balanço, além de melhorar a integração, o trabalho visa encontrar formas de ampliar a capacidade do corredor, reorganizar linhas e deixar o atendimento mais eficiente.
Os recursos para os estudos são do próprio governo do Estado, segundo a nota técnica.
No final de março, passaram a circular pelo trecho Diadema-Brooklin, 25 novos ônibus articulados de 21 metros no lugar dos modelos de 13,2 metros, o que segundo a empresa Metra, aumentou a capacidade da ligação em aproximadamente, 30%.
Entretanto, o corredor sofre com alguns problemas relacionados com infraestrutura, com paradas alvos de vandalismo, segregação insuficiente permitindo a invasão de veículos não autorizados no espaço que é para os ônibus e o alto grau de compartilhamento com ônibus municipais da SPTrans que seguem em apenas alguns trechos do corredor e, principalmente, com táxis, o que interfere na velocidade comercial dos serviços metropolitanos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Informações: Diário do Transporte
|
Colabore
com o Blog Clicando nos anúncios da página
0 comentários:
Postar um comentário