A maior fabricante de trens da China desenvolveu o primeiro monotrilho do país movidos por motores de ímã permanente. A CRRC Qingdao Sifang, informou por meio de um comunicado que foi concluído com êxito a primeira bateria de testes.
Os motores usados permitem economia de 10 por cento no consumo de energia, assim como a redução drástica dos níveis de ruído durante a operação. “O trem vai produzir ainda menos ruído do que um carro, ao mesmo tempo pode correr a 70 km/h”, disse Zhong Yuanmu, um dos idealizadores do projeto. Ele acrescentou que o trem atende aos mais altos padrões de prevenção de incêndios.
Investimentos em transportes ferroviários
Yang Chuantang, ministro dos Transportes, disse que o governo local deve estender o comprimento total dos sistemas de trens metropolitanos da China, dos atuais 3.300 quilômetros para cerca de 6,000 km em 2020.
A cidade de Chongqing possuí a maior rede de monotrilhos em funcionamento, com 90 km de extensão, cujo a Linha 3 bateu a marca de um milhão de viagens por dia.
Na visão da CRRC Qingdao Sifang, cerca de 50 sistemas de monotrilho estão ativos em todo o mundo, e que o meio de transporte pode ser viável por consumir apenas um terço do gasto em trens subterrâneos.
No Brasil, duas linhas estão em execuções, e em suas concepções foram prometidas com a promessa de terem as construções mais rápida com um custo inferior ao do Metrô, no entanto, dificuldades na implantação das obras civis acabaram por atrasarem os projetos.
Informações: Portal ViaTrolebus
0 comentários:
Postar um comentário