Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Corte no orçamento da CPTM prevê redução de 45% nos investimentos

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Após a diminuição dos investimentos no Metrô no ano que vem, o governo de São Paulo também irá reduzir os investimentos na modernização nos trens da Companhia paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As informações, divulgadas pelo SPTV, fazem parte do Orçamento enviado pelo governo à Assembleia Legislativa para 2016. A CPTM disse que as obras de modernização nas seis linhas não irão parar.

O Orçamento prevê R$ 350 milhões a menos que o valor previsto deste ano. Isso representa uma queda de 45%.

Neste ano, os trens da CPTM apresentaram 309 falhas, quase uma por dia.
A CPTM disse que deve ser levado em conta o investimento total dos trens e não apenas em modernização. Segundo a companhia, o investimento total se mantém o mesmo do orçamento anterior com aumento de repasse do estado.
Metrô

O orçamento enviado pelo governo à Assembleia Legislativa prevê um corte 28% quando se corrige o valor do orçamento 2015 pela inflação.

A previsão era que a obra de extensão da Linha 5-Lilás ficasse pronta em 2012. Mesmo assim, o Metrô pretende diminuir o valor de investimento em 29%.
As obras do monotrilho também vão receber menos dinheiro segundo a previsão orçamentária, uma queda de 19%.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos admite a redução no orçamento, mas diz que somando com os investimentos feitos pela própria pasta no Metrô, a redução não passa de 5% - sem a correção da inflação.

O Metrô disse que desde 2010 a rede aumentou 16 km e ganhou 13 novas estações e que o número de passageiros aumentou em mais de um milhão nesse período.

Problemas Metrô
A falha nos trens é o problema mais comum no Metrô. De todas as linhas, a linha 1 – Azul, que liga o Tucuruvi até o Jabaquara, foi a que mais sofreu com as falhas.

Segundo levantamento da produção do SPTV, de janeiro até o mês de novembro foram 90 falhas na linha Azul, uma falha a cada três dias. Em todas as linhas foram registradas 235 falhas.

O investimento do Metrô em serviços de modernização deve diminuir pela metade no ano que vem. Serão R$ 164 milhões a menos do que o Orçamento deste ano.

Entre os serviços de modernização estão a reforma de trens e estações, troca do sistema de freios e substituição da rede elétrica.

A linha do Metrô mais atingida pelos cortes em modernização e recapacitação vai ser a lilás, seguida pela verde, vermelha e azul.

O Metrô diz que para evitar falhas não adianta modernizar os trens, mas fazer a manutenção. Em 2016, o governo não irá aumentar os gastos em manutenção e a companhia pretende gastar R% 60 milhões, o mesmo valor previsto para este ano.

Informações: G1 São Paulo

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960