Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

CET quer tirar de vez carro em corredor de ônibus

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O motorista de veículos de passeio terão mais proibições de circulação em São Paulo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pretende acabar com a permissão para carros particulares circularem nos corredores de ônibus à esquerda, durante a noite, nos fins de semana e nos feriados.

Atualmente, em dias úteis, o trânsito nas vias segregadas é permitido entre 23h e 4h. Aos sábados, a liberação começa às 15h e se estende até a segunda-feira, às 4h. Nos feriados, a permissão ocorre entre 0h e 4h do dia útil seguinte (veja abaixo a relação de corredores liberados nesses horários).

“O fluxo de ônibus na Rebouças, por exemplo, é muito grande, mesmo nos fins de semana”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, sobre a via da Zona Oeste, que, segundo ele, costuma ter congestionamentos de carro aos sábados à tarde. Tatto afirmou ainda que  o corredor serve de fuga para os motoristas e, por isso, deve ser utilizado só para os coletivos. 

RENOVAÇÃO/ Tatto evitou falar em prazos, mas a intenção, segundo ele, é mudar a regra rapidamente, apesar de a portaria que  autoriza o tráfego de veículos nos corredores de ônibus ter sido editada há menos de dois meses pelo prefeito Fernando Haddad (PT).  

A liberação,  renovada anualmente, vence em 30 de setembro de 2016, no entanto, o poder público tem a prerrogativa legal para determinar quem pode ou não pode circular nas vias municipais, explicou  o advogado Rosan Gesiel Coimbra, integrante da Associação Brasileira de Profissionais de trânsito.   

A multa para o motorista  que invade o corredor é de R$ 191,54. Além disso, o infrator recebe sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Tatto também disse ontem que a  Prefeitura discute flexibilizar as faixas exclusivas de ônibus  para os fretados, em determinados locais e horários fora do pico.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960