Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Frota de veículos aumenta 93,8% em Campinas em 14 anos, aponta estudo

domingo, 20 de setembro de 2015

A frota de veículos em Campinas (SP) aumentou 93,8% em 14 anos, de acordo com um estudo divulgado pela Empresa de Desenvolvimento da cidade (Emdec). O cálculo considerou os anos de 2000 a 2014 e mostra que, em contrapartida, a população da cidade cresceu apenas 19,1%. 

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), utilizados no estudo da Emdec, mostram que, na cidade, trafegavam 454.490 veículos no ano 2000 e que esse número saltou para 881.235 no ano passado. Segundo o IBGE, neste mesmo período, o crescimento populacional passou de 969.363 para 1.154.617.

Nas ruas, os motoristas convivem com o inchaço de carros. "Fazem 20 minutos já que eu estou no trânsito, é complicado. Eu demoro uma hora e meia para chegar na faculdade", conta o estudante Eduardo Faria. A situação é recorrente na Avenida John Boyd Dunlop e, por conta do congestionamento, os motoristas que utilizam a via diariamente têm optado por caminhos alternativos.

A equipe de jornalismo da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou um ônibus da linha 213 sentido rodoviária utilizando o canteiro central da Avenida John Boyd Dunlop para evitar o trânsito. Outros motoristas também improvisam acessos, e acabam sendo imprudentes.

Apesar do crescimento no número de veículos em circulação pelo município, as ruas e avenidas da cidade não são suficientes para a demanda. "O que acontece ali é uma restrição física, que novamente chega à questão do pacto urbano. Nós precisamos priorizar o transporte coletivo, que ocupa muito menos espaço por pessoa movimentada na via", explica o especialista em transporte Orlando Fontes Júnior.

Gentileza urbana
Além do transporte público, o especialista ressalta que os próprios motoristas têm que tomar iniciativas como caronas para diminuir o congestionamento nas vias. "Eu sou muito favorável  ao resgate da gentileza urbana, onde as pessoas colaborem com os demais e que rediscutam a cidade que queremos", afirma.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960