Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Santos, Em dois anos, quase 4,5 mil motoristas foram autuados em corredor de ônibus

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Apesar de estar em vigor desde 2009, o corredor exclusivo para ônibus na Avenida Ana Costa, em Santos, ainda é palco para uma série de infrações de trânsito. Nos últimos dois anos, por desconhecimento ou desrespeito às regras de trânsito na avenida, 4.499 motoristas foram flagrados circulando nos dois sentidos da via. As autuações, conforme levantamento da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), foram mais frequentes no sentido praia/Centro. 

Em 2013, de acordo com a companhia, foram verificadas 1.496 infrações de trânsito neste sentido. No ano seguinte, o número de multas aplicadas saltou para 2.227. Já no sentido Centro/praia, a circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus resultou na aplicação de 588 multas, em 2013 e 188, em 2014. 

Na Avenida Ana Costa, a exclusividade vigora entre 6h e 9h no sentido praia/Centro e das 17h às 20h no sentido Centro/praia. E, apesar do curto período em funcionamento, para desafogar o trânsito nos horários de pico, quem era flagrado trafegando nos cerca de 3 km da via, desembolsava aos cofres públicos R$ 53,20, já que a multa pela infração de trânsito era considerada leve (3 pontos). 

Agora, a expectativa é que os motoristas, que não conhecem as regras e ficam confusos nas vias onde a CET implantou o corredor exclusivo de ônibus, fiquem mais atentos antes de circular e estacionar nesses trechos. Isso porque desde a última sexta-feira (31), transitar em faixas exclusivas de ônibus no País passa a ser considerado infração gravíssima. Neste caso, o motorista perde 7 pontos na carteira e é obrigado a desembolsar R$ 191,54 ao Município. 

Vale ressaltar, que em Santos, além da Avenida Ana Costa, outra importante via da Cidade, a Rua João Pessoa, também passará a contar com a faixa exclusiva para o tráfego de coletivos. Por enquanto, a data para a implantação do corredor exclusivo ainda não foi divulgada. A expectativa é que a medida passe a ser adotada ainda na primeira quinzena de agosto. 

Além das faixas exclusivas, Santos conta ainda com faixas preferenciais nas Avenida Conselheiro Nébias (das 12h às 20h no sentido Centro/praia) e na Avenida Bernardino de Campos (das 17h às 20 horas no sentido Centro/praia. Diferente da exclusiva, a faixa preferencial permite compartilhar no mesmo espaço ônibus e veículos, desde que respeitada a preferência aos coletivos. O estacionamento de veículos fica proibido no horário de ativação da faixa preferencial. 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960