Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Integração temporal do Interbairros I cresceu 18% neste ano

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Usuários do Interbairros I podem usar a mesma passagem para andar em outra linha de ônibus em um período de duas horas. Essa é a integração temporal, que na linha Interbairros I cresceu 18% de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitas 66,6 mil integrações. Neste ano, a integração temporal na linha beneficiou 78,3 mil passageiros e a previsão é que, até o fim do ano, este número chegue a 134,4 mil passageiros.

Diferentemente das demais integrações temporais possíveis na cidade, que são feitas a partir de pontos determinados, a linha Interbairros I permite integração com qualquer outra linha e em qualquer ponto do sistema, seja ponto de ônibus na rua, estações tubo ou terminais. Para usar o benefício basta ter o cartão transporte da Urbs.

Ao passar o cartão no validador do Interbairros I, o passageiro tem duas horas para passar o mesmo cartão em qualquer outro validador sem pagar nova passagem. O mesmo vale para quem está em qualquer outro ônibus e queira pegar o Interbairros I, o que pode ser feito em qualquer parada, sem pagar nova passagem, desde que valide novamente o cartão antes do prazo de duas horas.

Além da linha Interbairros I, a cidade conta com outras possibilidades de integração temporal, mas com pontos definidos. É o que acontece na estação-tubo Santa Quitéria que permite integração temporal com a linha Vila Velha/Barigui; no  alimentador Jardim Ipê, que integra com o convencional Raposo Tavares; e nas cinco estações da Linha Verde Sul, onde é possível desembarcar em um sentido e ir, dentro de 5 minutos, para a estação em frente, no sentido oposto.

No ano passado, a integração temporal com ponto fixo beneficiou 620, 4 mil passageiros, o que representou um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 540,5 mil utilizações. De janeiro a julho deste ano foram 372,2 mil passagens na integração temporal matricial, o que representa 2,8% mais do que o registrado em todo o ano passado.

A integração temporal, cuja ampliação está em estudos, complementa a integração física, feita em terminais e estações-tubo e que atende a 93% da demanda por transporte em Curitiba. A intenção é chegar a 100% adotando a integração temporal nas regiões nas quais não há condições de implantar novos terminais ou estações.

Universitários

A integração temporal do Interbairros I representa 9,5% do total de passageiros da linha, boa parte deles alunos da PUC, que é um dos pontos de parada do ônibus. Por mês, em torno de 11,2 mil passageiros, em média, utilizam a integração na linha que transporta, também em média, 122 mil passageiros por mês.

Helena Coraiola, estudante de Psicologia da PUCPR, economiza uma passagem e chega mais rápido usando a integração temporal. Ela embarca no ponto em frente à faculdade, desembarca em frente ao Mercado Municipal, anda duas quadras e pega o biarticulado Centenário/Campo Comprido, parando ao lado de casa. Para ir à faculdade, faz o caminho inverso também se beneficiando da integração temporal. “Chega muito rápido. Não fosse isso eu teria que pegar outro ônibus e andar um bom pedaço até chegar em casa”, conta.

O motorista Rui Rodrigues Prado, há 17 anos na mesma linha, atesta que a integração facilitou a vida de muita gente. “É um bom serviço para as pessoas que precisam do ônibus” diz. Ele conta que a integração ocorre mais pela manhã e próximo aos horários de entrada e saída da faculdade.

Para usar a integração desta forma é preciso, em primeiro lugar, observar o tempo para uso da integração que deve ser inferior a duas horas entre o momento em que o cartão passa no primeiro e no segundo validador. Se houver qualquer problema é importante ligar para a Central 156 porque o sistema permite conferência e, se comprovada a utilização correta do cartão, o cidadão terá a segunda passagem estornada.

A linha Interbairros I é feita com uma frota do Hibribus (nesse caso na cor verde) e transporta, por dia, em torno de 5 mil passageiros. A linha passa na região dos bairros Cristo Rei, Juvevê, Ahú, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Bigorrilho, Centro, Batel, Água Verde, Prado Velho e Jardim Botânico.  O itinerário pode ser obtido no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando em Transporte e em Itinerário-Descritivo. Os horários e pontos de parada estão, no mesmo site, no alto da página inicial.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960