O Metrô de Recife é o mais mal avaliado no que diz respeito a qualidade nos serviços, com 93 problemas, que comprometem principalmente a qualidade da viagem (29) e as estruturas das estações (27) de suas quatro linhas. Entre um e outro figuram os 28 quilômetros do metrô de Belo Horizonte, responsável por transportar 241 mil passageiros todos os dias. Por lá, o Idec encontrou 23 desvios, dez deles em atendimento ao usuário, nove nas estruturas das estações e quatro na qualidade da viagem.
De acordo com o estudo, “a precariedade do serviço” é de fato maior no Rio e no Recife. "As regras que visam a prestação de um bom serviço são amplamente desrespeitadas", explica João Paulo Amaral, pesquisador do instituto e responsável pelo levantamento. "Queremos que os cidadãos usem seus direitos e exijam, por exemplo, sua passagem de volta caso ele se sinta prejudicado, um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor."
A Lotação nos horários de pico é absurda, podendo a qualquer momento acontecer algo pior devido a falta de segurança com a superlotação.
Ônibus
Recife e Rio também lideram as irregularidades quando a qualidade dos ônibus é avaliada. Com cerca de 400 linhas, Recife apresentou 227 problemas, seguido por Rio, com 168 linhas e 112 falhas. Distantes aparecem São Paulo, com 1.300 linhas e 85 ocorrências, e Belo Horizonte, onde há 303 linhas e 30 problemas.
No caso de Recife, a falta de renovação das empresas devido ao atraso nas licitações, sistema deficitário entre outros vem causando quebras de viagens, superlotação e perca de qualidade nas viagens.
Informações: Ultimo Segundo
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