Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Mobilidade urbana é reprovada pelos torcedores na chegada à Fonte Nova

domingo, 15 de junho de 2014

O caminho para chegar à Arena Fonte Nova rendeu queixas dos torcedores, em função de pontos de lentidão no trânsito e longas filas para acessar as linhas especiais de ônibus em três shoppings. “Tivemos alguns contratempos por causa da antecipação dos horários de pico”, disse Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador.
Foto: Portal iBahia.com
Entretanto, segundo as autoridades, as dificuldades na ida não se repetiram na volta. Segundo a Transalvador, cerca de 1h30 após o fim da partida não havia mais torcedores nas imediações da arena. “Os pontos que foram identificados vamos melhorar”, garantiu Muller. Uma reunião com a gerência operacional de trânsito será realizada neste sábado (14/6) para avaliar o primeiro dia de jogos e definir estratégias para o jogo entre Alemanha e Portugal, na próxima segunda-feira (16).

Com a interdição no entorno da Arena Fonte Nova, o trânsito ficou completamente congestionado nas principais vias da cidade. A região do Comércio, Vasco da Gama e Brotas foram as mais movimentadas, apesar da presença dos agentes da Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador) para possível orientação aos motoristas.

Alguns acessos foram bloqueados pela Prefeitura para garantir a ordem no entorno do estádio. Vale do Nazaré, sentido Centro, da Mário Leal Ferreira (Bonocô) a partir da entrada do Ogunjá, Av. Joana Angélica e toda região do Campo da Pólvora ficaram interditados. Diante da situação, alguns torcedores reclamaram dos congestionamentos. “Não concordo com a interdição de alguns lugares. Achei desnecessário, pois só complicou o trânsito e contribuiu com a dificuldade de estacionar”, reclamou Maurício Torres, 47 anos.

Nos dois sentidos a Avenida Vasco da Gama apresentou trânsito lento. Quem mora na região de Nazaré ou Barris e precisou chegar à Sete Portas, encarou um trânsito de cerca de uma hora.  Além dos transtornos com o trânsito, a presença de flanelinhas também foi um incômodo para os motoristas. “Eles estão cobrando diferentes preços. Já ouvi gritarem R$ 15 como também já me ofereceram R$ 4. Infelizmente temos que pagar”, reclamou a professora, Angélica Muniz, que procurava uma vaga nas ruas transversais da Ladeira dos Galés. 

Foram estabelecidas duas áreas de restrição de trânsito no entorno da Arena Fonte Nova. A Primeira na Rua Professora Anfrísia Santiago, a segunda em todo o entorno da Arena Fonte Nova em dias de jogos, iniciando 5h antes de cada partida e finalizando 1h após seu encerramento. Exceção da Avenida Presidente Costa e Silva (Dique), que será interditada às 20h do dia anterior aos jogos. Para mais comodidade dos torcedores, a prefeitura disponibilizou 2.810 vagas de estacionamentos gratuitos durante os jogos na capital. 

O que funcionou
Além da grande marcha laranja promovida pelos holandeses, a circulação de pessoas no entorno da Fonte Nova, que teve um público de 48.173 torcedores, ocorreu normalmente. Mesmo os curiosos e o público que não conseguiu ingresso puderam passear nas imediações e sentir o clima da Copa. “Começamos a Copa com uma grande movimentação popular”, enfatizou secretário estadual da Copa, Ney Campello.

As operações dentro da Arena, que já foi palco da Copa das Confederações e recebeu grandes shows, como o do inglês Elton Jonh, também foram elogiadas. “O equipamento funcionou muito bem”, afirmou o secretário, explicando que as filas para acessar o estádio foram um reflexo das intercorrências na mobilidade urbana.

Os dados completos das ocorrências relativas à segurança ainda serão divulgados, mas o secretário municipal do Escritório da Copa, Isaac Edington, adiantou que a Polícia Militar coibiu com sucesso os casos de venda irregular de ingressos. “As incidências foram muito pequenas com cambistas”, adianta.

O secretário também comemorou o volume de turistas estrangeiros na cidade, que adquiriram aproximadamente 170 mil ingressos dos jogos da Fonte Nova, cerca de 51% do total. “Nunca registramos um público internacional tão grande num espaço de tempo tão curto”, afirmou Isaac Edington, revelando que 80% do público no primeiro dia da Fan Fest, que reuniu cerca de 15 mil pessoas no Farol da Barra, era de estrangeiros.

por Rayllana Lima e Melina Reis
Informações: Tribuna da Bahia


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960