Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRT Salvador leva da Lapa ao Iguatemi em 16 minutos

domingo, 1 de junho de 2014

Dezesseis minutos é o tempo estimado de percurso que o Bus Rapid Transit (BRT) vai fazer do Iguatemi até a Estação da Lapa, segundo o Coordenador do Projeto, Roberto Mousalas.
Foto: Orkut
Os dados foram apresentados nessa sexta-feira (30/5) em audiência pública. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto Corredores do Transporte Público Integrado (BRT) Lapa-Iguatemi mostraram esboços que levantaram os aspectos ambientais, de vegetação, fauna, ocupação humana e socioeconômica da área a ser percorrida pelo sistema de transporte rápido.  

O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, Fabio Motta, explicou como funcionará o projeto. “Nós vamos ter uma ligação direta, saindo da Lapa e indo ao Iguatemi, pelo BRT, que são ônibus compactos, climatizados. Teremos viadutos no Lucaia, no Iguatemi, no Parque da Cidade com uma perna que sai na Tancredo Neves. A população que usa o carro particular vai poder sair da Garibaldi para o Iguatemi, sem pegar uma sinaleira. E a população que usa o transporte público vai poder sair da Lapa até o Iguatemi, em 16 minutos. Com todo conforto, padrão de excelência.”

A implantação do projeto vai permitir que os 8,6 km que ligam as avenidas sejam percorridos em um tempo mínimo. Além disso, o sistema BRT será integrado com mais dois corredores que ligam a Pituba a Orla e outro do Comércio a Pituba.

O BRT é um dos projetos feitos para resolver o problema de mobilidade urbana da cidade. O investimento de R$ 800 milhões já tem previsão para ser concluído, conforme Motta. “A Caixa Econômica Federal já recebeu as autorizações do Ministério das Cidades. Nós esperamos no segundo semestre, abrir a licitação da construção da obra. A média é de 60 meses para a implantação de todo o projeto, começando com os viadutos, e em no máximo dois anos começar a implantar o sistema BRT em Salvador”, relatou.

A estimativa é de que 35 mil pessoas por hora utilizem o corredor exclusivo do transporte rápido. Apesar disso, os impactos ambientais preocupam estudiosos.

O diretor ambiental, da SEMUT, Emanuel Mendonça, falou sobre o assunto. “Os impactos ambientas, são totalmente mitigáveis. Claro que sempre existem impactos, mas acreditamos que o projeto terá toda a condição de ter o seu licenciamento, seguindo o fluxo normal conforme previsto na legislação federal, estadual e municipal.”

Estações
O projeto prevê a criação de nove estações. Quatro delas referentes às regiões do Dique, HGE, Ogunjá e Rio Vermelho, estarão localizadas na Avenida Vasco da Gama. As outras cinco estarão na Lucaia, Ceasa, ACM, Hiper e Iguatemi.

Além de viadutos na Garibaldi, Parque da Cidade e no Iguatemi, que integrarão outros corredores, o projeto ainda vai contemplar ciclovias e áreas verdes.

Pelo BRT  o fluxo será contínuo, com ausência de cruzamento e de semáforos.

por Cheyenne Guerreiro

3 comentários:

jsilva disse...

Por que este trajeto final igual ao Metrô (Lapa/Iguatemi)?
Por que eles simplesmente não complementam as principais estações do Metrô, como por exemplo, um BRT da estação do Metrô Iguatemi até a Pituba via ACM/Itaigara ou Magalhães Neto, e uma da estação Metrô Lapa para o Rio Vermelho via Vasco da Gama ou Garibaldi?

jsilva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu também não sei pra quê isso. O mesmo percurso, em que o metrô faz ainda mais rápido (14 min).

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960