O sistema de identificação biométrica no Sistema de Transporte Coletivo por ônibus da capital baiana começou a ser usado pelos estudantes que utilizam o Salvador Card nesta segunda-feira (18). Contudo, muita gente foi pega de surpresa e reclamou da lentidão do sistema. Alguns estudantes tiveram até que usar a porta da frente pare seguir viagem.
Em alguns casos, como o do estudante Paulo Henrique Amorim, 16, houve erro na leitura do cartão, e o estudante foi impedido de passar pela catraca. “A informação dada foi que houve falha no sistema. Então o cobrador pediu que eu entrasse no ônibus pela porta da frente”, informou Paulo.
Em situações de erro na leitura do cartão, o cobrador é orientado a liberar a passagem do estudante. “O cobrador tem um cartão que, quando dá falha no sistema, permite que a catraca seja liberada e o estudante utilize o ônibus”, explicou o motorista Flávio de Jesus, 53, que faz a linha Nordeste-Lapa, pela empresa Verde Mar.
A universitária Carolina Veiga, 26, informou que suas digitais já haviam sido pedidas no ano passado. “Até então, foi a única vez que precisei utilizar o sistema. Já nessa segunda, todos os três ônibus que peguei pediram minha digital. Não sabia que já tinha começado, mas comigo foi tranquilo. Não houve problema”, disse.
Assim como Carolina, muitas pessoas reclamaram da falta de informação. Como a dona de casa Antônia Moura, 46, que saiu de casa com o cartão da filha. “Eu não sabia que já começaria hoje. Uso o cartão do meu filho porque ele estuda perto de casa, e eu preciso para trabalhar. Eles estão pegando a população de surpresa. Sem informação nenhuma” reclamou.
Um ônibus que faz linha Parque São Cristovão/Barroquinha, da empresa Rio Vermelho, teve todo o sistema de Salvador Card congelado, após a tentativa de uso do sistema de identificação biométrica. A informação foi da assistente social Fernanda Vieira, 32. “O motorista pediu que o rapaz colocasse o dedo para a identificação. Logo depois, o cobrador informou ao motorista que não era para abrir a porta do fundo, porque o sistema tinha congelado, e não tinha como registrar outras passagens”, contou Fernanda. Segundo ela, o cobrador solicitou que o rapaz entrasse pela porta da frente.
De acordo com informações do subsecretário da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Orlando Santos, o congelamento no sistema do Salvador Card do ônibus onde estava Fernanda não tem relação com o sistema de identificação biométrica.
“Trata-se de uma coincidência. O congelamento ocorre quando acontece uma pane em todo o sistema, e o ônibus não aceita nenhum Salvador Card, nem vale-transporte, nem bilhete avulso. Em casos assim, só resta que a viagem seja concluída com os passageiros que já estão no ônibus. Na garagem, o ônibus é substituído”, explicou Orlando.
De acordo com o secretário da Semut, todas as linhas de ônibus já estão habilitadas com a identificação digital. Segundo ele, foi amplamente divulgado que os soteropolitanos começariam a utilizar o sistema de identificação neste mês.
“O teste já vinha sendo feito desde o final do ano passado, mas ainda não havia sido feito o regulamento. A notícia que começaria no dia 18 deste mês, e a informação do carregamento do Salvador Card através da internet, foram divulgadas juntas”, esclareceu Orlando Santos.
Neste início, os cobradores estão informados que, em caso de erro na leitura, a catraca pode ser liberada. ”Isso porque os bancos de dados das digitais serão checados”, informa Orlando. De acordo com ele, quando o estudante passa e dá erro na leitura, essa nova leitura vai para um banco de dados e, posteriormente, será checada com o banco de dados das digitais que já haviam sido cadastradas.
“Se for algum erro na identificação, como se um estudante que fez um trabalho e ficou cola no dedo, a digital será salva e analisada. Caso seja constatado que a digital usada no ônibus não tem nenhuma semelhança com a já registrada, o dono do cartão será chamado para esclarecimentos”, explicou o subsecretário da Semut.
Informações: Tribuna da Bahia
1 comentários:
Amigos(as) estudantes.
Esse “novo” sistema recarga online (recarga-abordo) é mais uma extensão do PREDADORCARD (cabide de emprego), leiam o contrato:
http://estudante.mpeonline.com.br/html/regrasestudante.htm
1) após o pagamento o crédito não entra instantaneamente, DEMORA ATÉ 2 OU 3 DIAS PARA ENTRAR NO CARTÃO.
2) o estudante é obrigado a selecionar 02 (duas) linhas de ônibus, POIS O CRÉDITO DA RECARGA-ABORDO É LIMITADO (VÁLIDO) APENAS PARA ESSAS 2 LINHAS (absurdo!!!).
3) A VALIDADE DOS CRÉDITOS E DE APENAS 20 (VINTE) DIAS.
Como a Câmara Municipal foi conivente com tais imposições e limitações aos estudantes? Realmente parece que só Deus é por nós, Portanto, a luta continua e vamos nos organizar e voltar as ruas reivindicar:
1) FORMA DE PAGAMENTO ONLINE TAMBÉM VIA CARTÃO DE CRÉDITO E TEMPO CONFIRMAÇÃO DE NO MÁXIMO 24H
2) A VALIDADE DOS CRÉDITOS ONLINE (RECARGA-A-BORDO) PARA TODAS AS LINHAS DE ÔNIBUS (NORMAL IGUAL A RECARGA NOS POSTOS)
3) AMPLIAÇÃO DA VALIDADE DOS CRÉDITOS PARA 30 DIAS (NO MÍNIMO)
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