Entre estações ainda em fase de conclusão e corredores por onde ônibus articulados de 19 metros de comprimento trafegam em meio a operários e máquinas, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), fez ontem a viagem inaugural da fase de testes de operação do Move, o BRT de Belo Horizonte. A equipe do Estado de Minas acompanhou o deslocamento de um desses veículos e a operação dos corredores nos pouco mais de sete quilômetros entre as estações de integração da região central e São Gabriel. O conforto do ar-condicionado é um grande avanço para quem vai enfrentar percursos em veículos de transportes cheios no dia a dia, mas o trajeto está longe de ser tão suave quanto o realizado por um vagão do metrô.
Ao lado de vereadores, técnicos da BHTrans e profissionais da área de transportes, Lacerda esteve na estação na Avenida Paraná, altura do cruzamento com a Rua dos Tamóios, na Região Centro-Sul, e viu que muitos ajustes ainda precisam ser feitos. Ainda que seja a unidade mais adiantada em termos de obras, as instalações passam longe de estarem terminadas. Do forro do teto de armações de metal e plástico, cabos elétricos ainda pendiam sem conexão em 40 pontos. Só duas portas automáticas, das quatro existentes, funcionavam, sendo que nas demais falta a montagem de material elétrico e a colocação de vidros.
Um dos focos de reclamação dos passageiros que usam diariamente a Estação Diamante, no Barreiro, também está presente em todas as estações do Move. São as barras estreitas que fazem as vezes de bancos e servem apenas para que as pessoas se apoiem enquanto aguardam a chegada do ônibus. Outro incômodo para quem vai esperar para embarcar é o ruído intenso do motor dos veículos, que reverbera pelo teto e instalações da estação, chegando a atingir 84 decibéis, segundo medição realizada pelo EM. É como se os passageiros tivessem de suportar o barulho de uma esmerilhadeira em funcionamento ao seu lado, enquanto esperam para embarcar. Para a BHTrans, entretanto, essas situações não representarão problemas, já que a empresa espera que o tempo de permanência nas estações seja de 2 a 10 minutos. “É como em um metrô. A pessoa entra e logo embarca. Ou desembarca na estação e em pouco tempo entra em outra linha”, disse o diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marx Couto.
Exatamente às 10h15 o prefeito embarcou no ônibus do Move e tomou um dos assentos à frente. Jornalistas, assessores e outros profissionais ocuparam todos os espaços do veículo, que pode transportar mais de 140 passageiros. Puderam observar que a arrancada do veículo articulado é mais suave do que a de um ônibus comum do sistema BHBus. Descer o forte aclive da Avenida Paraná não foi problema para o Move, que fez o contorno após a Rua dos Tupis sem incomodar muito quem estava apoiado nos balaustres ou sentado. Na curva da Avenida Santos Dumont, onde o Move muda de sentido para seguir para a Avenida Cristiano Machado, o motorista, que foi escolhido por ser um dos mais experientes disponíveis, precisou parar no início da manobra e acertar o veículo para fazer a curva. A BHTrans considera que isso não atrapalhará a operação dos veículos quando vários deles dividirem o corredor e tiverem de fazer a mesma curva com passageiros.
Informações: Estado de Minas
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