O segundo corredor exclusivo para ônibus em Cuiabá deve começar a funcionar no dia 1 de fevereiro, na Avenida Getúlio Vargas. A definição da implantação do trecho ocorre quatro meses depois do anúncio da sua criação. A primeira faixa implantada na capital foi na Avenida Isaac Póvoas, no centro da cidade.
De acordo com o secretário Municipal de Transporte, Antenor Figueiredo, a demora na criação da faixa foi devido a espera de autorizações da Prefeitura para a poda de algumas árvores no decorrer da via. A criação do corredor exclusivo na Getúlio será um dos assuntos da próxima reunião do Conselho Municipal de Transportes, agendada para ser realizada na próxima quarta-feira (29).
Com o trânsito exclusivo de ônibus, a partir do dia 1 ficará proibido o tráfego de veículos de passeio e a utilização do lado direito como estacionamento. O objetivo da faixa é desafogar o trânsito nas principais avenidas da cidade. Em entrevista ao Olhar Direto, Antenor Figueiredo antecipou que a próxima via a receber faixa exclusiva de ônibus após a Getúlio vargas será um trecho entre o terminal do CPA 1 e 3.
Na pauta da reunião também está a acessibilidade nos táxis da cidade. Segundo ele, o Conselho irá analisar a possibilidade de esses veículos estarem preparados para receber cadeirantes, uma vez que não há nenhum veículo adaptado na Capital.
Já com relação à acessibilidade no transporte público, Figueiredo declarou que os empresários que possuem a concessão dos serviços em Cuiabá, reclamam da falta de ‘plataformas’ adequadas para o desembarque dos cadeirantes.
“Eles reclamam que os elevadores não estão no mesmo nível dos pontos e isso acaba por estraga-los, por isso iremos discutir a estruturação desses locais considerados inadequados”, afirma o secretário.
Tarifa
A votação da nova tarifa de ônibus não está na pauta de votação da primeira reunião do Conselho de Transporte Público. Conforme informou o secretário, a planilha enviada pelos empresários que possuem a concessão do transporte público de Cuiabá, encaminhada em dezembro de 2013, poderá ser votada na segunda reunião do grupo.
“Ainda estamos analisando o documento enviado para só assim colocá-lo em pauta”, revelou Antenor Figueiredo. Na última reunião do Conselho, a tarifa foi reduzida de R$2,85 para R$ 2,60 devido a inconformidades encontradas na planilha enviadas pelas empresas. Agora, a expectativa dos empresários é que o valor seja majorado em R$ 3,11.
Os encontros do Conselho ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês. A periodicidade ficou determinada também em reunião após reclamações de escassez de deliberações do grupo. Segundo um dos membros do Conselho, Marleide Oliveira Carvalho, em 2013 o Conselho só se reunião duas vezes. Marleide é presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo do Estado de Mato Grosso (ASSUT/MT).
Por Priscila Silva
Informações: Olha Direto
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