Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Universidade Federal de Alagoas terá novo esquema de transporte

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, vai implantar projeto para melhorar a mobilidade no Campus A.C. Simões. Os ônibus de linha não mais entrarão na Ufal, a partir de 10 de fevereiro, mas haverá um sistema de integração gratuito, funcionando 24 horas para atender estudantes, servidores e a população em geral que precise entrar na instituição.

De acordo com a superintendente de Infraestrutura da Ufal, Nélia Calado, esse projeto vem sendo discutido com a Prefeitura há alguns anos, mas, agora, vai ser implantado de fato. “Nossa intenção é oferecer maior comodidade para quem precisa circular no campus. Passaremos a ter transportes gratuito dentro do campus, saindo da entrada principal ou da parte de trás do campus, passando por todos os blocos administrativos e de salas de aula”, detalhou.

A mudança interna vai ser possível com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que vai garantir os ônibus integração. “Na lateral da entrada principal do campus a cerca será recuada [na frente do Fórum Universitário], para a SMTT construir a estrutura de parada. Lá, os ônibus que antes entravam no campus seguem viagem e as pessoas que vão para a Ufal pegam o transporte integração, que vai deixá-las nos blocos respectivos”, explicou.

Circula Campus
O projeto denominado Circula Campus começa a funcionar no próximo dia 10 de fevereiro, mas, antes disso, a Ufal vai manter o diálogo com a comunidade para esclarecer dúvidas e deixar claro que a intenção é melhorar a circulação interna. “Precisamos preparar uma boa estrutura para os alunos que vão morar na nova Residência Universitária Alagoana (RUA) e para as demais pessoas da comunidade acadêmica que vão usar os serviços do novo Restaurante Universitário, que fica próximo à Sinfra, afastado da área mais antiga do campus”, justificou Nélia.


Elaborado para ser implantado em várias etapas, o Circula Campus também prevê, a médio e logo prazos, melhoria das existentes e construção de novas calçadas e ciclovias, além de instalação de bicicletários. “Estamos expandindo nossas áreas de atividades e precisamos de um campus com boa mobilidade urbana e um ambiente mais agradável”, disse a superintendente.

A Ufal também vai construir nova guarita na lateral do campus, idêntica à da entrada, próxima da nova RUA. O terminal de ônibus, que fica dentro do campus e abriga as linhas 604 - Ufal / Ipioca e 711 - Ufal / Ponta Verde / Via Shopping, também vai ser deslocado para mais perto da comunidade do entorno. 

Quem vem para a Universidade e usa essas duas linhas seguirá o trajeto pela rua lateral, seguindo o Hospital Universitário. Para entrar no campus, poderá descer no ponto que será instalado próximo ao Arboretum, local onde será construída a guarita. De lá, pegará o integração para as demais áreas do campus. Os ônibus, então, irão seguir viagem até o terminal da Vila Olímpica que será construído pela SMTT.

O que cabe à Prefeitura
A Prefeitura de Maceió se comprometeu a construir um terminal para as linhas Ufal / Ipioca e Ufal / Ponta Verde, ao lado da Vila Olímpica, no terreno já doado pela Ufal. Nélia explica que, com essa medida, os moradores dos conjuntos residenciais do entorno do campus serão beneficiados porque não precisarão mais se deslocar dos conjuntos até a Universidade para pegar o transporte.

A Prefeitura também se comprometeu a pavimentar a rua lateral do campus, no lado do Hospital Universitário, já que a mesma será corredor de transporte. A obra vai entrar no cronograma, mas ainda não se sabe quando será iniciada.

Informações: Tribuna Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960