Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Número de assaltos a ônibus sobe mais de 300% em Fortaleza

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará  (Sindiônibus) mostra que os assaltos a coletivos, em Fortaleza, subiram de 615, em 2012, para mais de 2.500, em 2013, o que representa um aumento de mais de 309%. Ainda segundo o Sindiônibus, a quantidade de assaltos a ônibus só no ano passado representou 30% de todos os assaltos registrados na última década.

“Era uma quinta-feira, às 6h30 nas proximidades da Avenida Leste-Oeste [em Fortaleza]. Dois rapazes subiram [no ônibus] e pela aparência eram menores. Um deles passou pela roleta e o outro ficou [na parte de trás do ônibus]. O que passou fez um arrastão (sic) na bolsa de todo mundo e o que ficou atrás pegou o cobrador e os {passageiros] que estavam na traseira”, relata a Lucimar Cavalcante, que testemunhou um assalto dentro de um ônibus.

Também assaltada em um coletivo, a microempresária Mônica Sousa observa alguns cuidados antes de entrar no ônibus: nada de bolsa, carteira e o celular, de modelo mais simples, fica bem escondido. 'Eu estava indo para o [Bairro] Montese quando entraram [no ônibus] três mulheres ameaçando 'se você mover um dedo vai ser furada. Deus muito medo”, relata Mônica.

O número crescente de assaltos praticados no transporte público coletivo da capital cearense não traz medo apenas aos usuários mas também, e principalmente, a que passa mais de oito horas por dia dentro deles, como motoristas e trocadores. “A gente fica com medo. Entra muita gente e nós não sabemos o que pode acontecer no minuto seguinte”, relata o motorista Josivan de Sousa. Outro motorista já sabe o que fazer em caso de assalto. “A gente liga para a garagem e tem de fazer um B.O [boletim de ocorrência] e levar para a delegacia todas as pessoas que foram assaltadas [dentro do ônibus]”, explica Marcos Paulo da Silva.

Informações: G1 Ceará

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960