Monitores das empresas de ônibus de Belo Horizonte treinaram nessa segunda-feira no corredor da Avenida Cristiano Machado as primeiras manobras de veículos articulados nas estações de transferências com piso em nível. Os profissionais terão a missão de repassar os procedimentos de operação aos demais motoristas da frota até 15 de fevereiro, quando está previsto o início da circulação naquele trecho do Transporte Rápido por Ônibus (BRT), denominado Move. Técnicos da BHTrans e de fabricantes de chassis e carrocerias avaliaram o desempenho e auxiliaram no treinamento.
Foram usados dois veículos articulados com 19 metros de comprimento, que passaram o dia fazendo ultrapassagens, embarques e desembarques. Um deles tinha parte do leiaute externo que será aplicado ao Move, como a logomarca do sistema na lateral e a cobertura da lataria por adesivos. Contudo, segundo a BHtrans, os veículos de testes ainda não são os adquiridos pelas empresas de ônibus. São ônibus genéricos para demonstrações e testes.
De acordo com o representante da empresa de chassis Treviso Betim, Wagner Gomes, o treinamento é importante para adaptação dos motoristas às manobras. “É importante fazer esses testes para conhecer o funcionamento dos veículos e as distâncias necessárias para manobras de embarque, desembarque e ultrapassagens, permitindo que o sistema funcione com rapidez”, afirmou. “Esses profissionais vão adaptar e fazer ajustes nas manobras e ensinar isso nas empresas”, disse. Nem os técnicos das empresas nem os da BHtrans garantiram, contudo, que haverá um número significativos de veículos entregues até 15 de fevereiro para permitir um funcionamento significativo do corredor.
Enquanto isso…Modelo para BH está definido
Uma das cinco fornecedoras das carrocerias do Move, a empresa gaúcha Marcopolo concluiu a produção dos primeiros ônibus articulados. Os veículos, modelo Marcopolo Viale BRT chassis Mercedes-Benz, estão estacionados no pátio da empresa em Caxias do Sul (RS) e deverão ser entregues aos consórcios operadores do transporte coletivo nos próximos dias. Serão cerca de 200 ônibus articulados em operação no BRT, além de outros 200 do tipo padron.
Informações: Estado de Minas
0 comentários:
Postar um comentário