Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Primeira etapa do BRT em Belém deve ser inaugurada em janeiro

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

No dia 13 de junho de 2013 as obras do BRT foram retomadas e intensificadas em Belém. Atualmente o trecho, que vai do Complexo do Entroncamento até São Brás, está com 95% de suas obras executadas, contando com 5,9 km de faixas exclusivas para ônibus em dois sentidos. As obras, em fase final, caminham em ritmo intenso para a inauguração, prevista para o próximo dia 12 de janeiro, data de celebração do aniversário de Belém, quando também o sistema já oferecerá o serviço de linhas de ônibus regulares circulando no corredor exclusivo do BRT.

O complexo do Entroncamento receberá ainda viadutos, elevados e estações de embarque de passageiros, além de pontos de ultrapassagem para os ônibus que circularão no BRT, assim como ciclovias localizadas nas laterais. O espaço contará com um sistema de iluminação pública todo em tecnologia LED.

Segundo a prefeitura de Belém, o fluxo de ônibus nas demais pistas da avenida Almirante Barroso reduzirá, assim como o tempo de viagem dos passageiros, que diminuirá em até 20 minutos. “As obras do BRT estão compostas de três etapas. Tem a etapa que é o sistema operacional, tem a etapa que traz os equipamentos, os ônibus, e tem a etapa que é a obra civil, que nós vamos entregar no aniversário de Belém”, afirma Adnaldo Oliveira, secretário de urbanismo do município.

“Essa primeira etapa que será entregue em janeiro vai disponibilizar toda a caixa do BRT, como também todos os elevados. São três elevados que nós temos no complexo do Entroncamento, que vai aliviar bastante todo aquele problema que nós tínhamos inicialmente quando tinha aquele conflito de destinos entre os veículos”, explica Adnaldo.
“Nós vamos melhorar o trânsito trazendo para a caixa do BRT todos os ônibus expressos que aqui circulam. Eles vão deixar de circular na parte da pista, fora, e vão passar para dentro, aliviando o trânsito”, diz o secretário. 
Sobre a tarifa do BRT, o secretário esclarece que o BRT terá bilhetagem eletrônica. “O BRT funciona na sua operação como um metrô, então todo esse processo automatizado vai também funcionar aqui. Você pode sair de Icoaraci e chegar no Ver-o-Peso, passando inclusive pelos terminais que vão ter futuramente na Augusto Montenegro com um único bilhete”, afirma.
“Nós vamos melhorar o trânsito trazendo para a caixa do BRT todos os ônibus expressos que aqui circulam. Eles vão deixar de circular na parte da pista, fora, e vão passar para denrtro, aliviando o trânsito”, diz o secretário. 

Sobre a tarifa do BRT, o secretário esclarece que o BRT terá bilhetagem eletrônica. “O BRT funciona na sua operação como um metrô, então todo esse processo automatizado vai também funcionar aqui. Você pode sair de Icoaraci e chegar no Ver-o-Peso, passando inclusive pelos terminais que vão ter futuramente na Augusto Montenegro com um único bilhete”, afirma. Além do bilhete único, o BRT também terá lugares para guardar bicicletas nas estações.

Para retomar o projeto do BRT, a prefeitura estabeleceu antes garantias orçamentárias e um acordo, feito com a construtora responsável, que havia iniciado as obras na gestão anterior e interrompido por falta de recursos. Também foi criado um comitê para fiscalizar a execução da obra, após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Prefeito Zenaldo Coutinho juntamente com o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MPE) e Caixa Econômica Federal (CEF), garantindo a fiscalização das obras.

Informações: G1 PA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960