Por falta de vias dedicadas a quem usa bicicletas, ciclistas disputam espaço com pedestres e automóveis nas calçadas e no asfalto da capital de Roraima. Para resolver a situação, a Prefeitura Boa Vista está finalizando um estudo para implantar ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade. A partir de janeiro o projeto entra na fase de licitação. Serão construídas ciclovias para interligar a zona Oeste da Cidade, Centro e zona Leste em um trajeto de 44,6 quilômetros. Haverá, ainda, 50 vagas em estacionamentos para bicicletas.
“Boa Vista é uma cidade planejada e as ciclovias já deviam existir. Qualquer pessoa que passear à noite pela [Avenida] Ville Roy verá uma grande quantidade de ciclistas”, disse o empresário Miguel Nogueira, que pratica ciclismo há mais de 10 anos.
O estudo é realizado pela Comissão de Calçadas e Ciclovias e elaborado pelas Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo, de Segurança e Trânsito, e pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional. De acordo com nota da Prefeitura enviada ao Portal Amazônia, as ciclovias vão interligar os bairros Senador Hélio Campos até o Centro, passando pelos bairros Caçari e Dos Estados.
“Com a destinação de vias exclusivas às bicicletas, espera-se também que haja maior respeito às calçadas como vias exclusivas aos pedestres, além de evitar o estacionamento de automóveis”, consta na nota. As ciclovias vão custar R$ 5 mil. “Esse valor é parte de um investimento maior, de mais ou menos R$ 68 mil, em um conjunto de obras para melhorar a mobilidade urbana em Boa Vista. Esses investimentos serão licitados e executados ao longo do ano de 2014”.
Corredor para ônibus
As faixas exclusivas para ônibus são para dar agilidade aos tráfego do transporte público. As faixas serão instaladas apenas em algumas vias principais para aumentar a velocidade média dos veículos em horários de pico. A Prefeitura espera incentivar o uso de ônibus nestes horários.
Informações: Portal Amazônia
0 comentários:
Postar um comentário