A Prefeitura do Rio informou que três novos ônibus articulados começaram a operar no BRT Transoeste, ampliando em quase 30% a capacidade de transporte de passageiros, além de reduzir o intervalo dos serviços. Os novos veículos, apresentados no último sábado, têm 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros.
Durante a apresentação dos veículos, na estação CTEx (Guaratiba), o prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância dos novos ônibus para a vida dos cariocas que utilizam o serviço:
- Trata-se de um serviço que melhorou, e muito, a mobilidade e a vida das pessoas. O BRT Transoeste foi o primeiro sistema que implantamos e não imaginávamos que seria esse sucesso. Estamos com 30% a mais de passageiros do que nós esperávamos, e isso mostra que estamos no caminho certo, que o sistema funciona. Estamos entrando com esses ônibus e, caso seja necessário, vamos exigir do consórcio que administra o sistema que coloque mais veículos em operação.
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, deu mais detalhes sobre este reforço no sistema BRT:
- São ônibus novíssimos, com a mais moderna tecnologia, e maior capacidade de passageiros, dando mais conforto aos usuários, principalmente nos horários de pico da manhã e da tarde. São 12 novos ônibus que se juntarão à frota do BRT Transoeste, totalizando agora 103 veículos.
Segundo Osorio, em algumas semanas entrará em circulação o maior ônibus BRT do Brasil, medindo 23 metros e com capacidade para 200 passageiros:
- Este veículo já está no Rio de Janeiro, passando por teste e processo de licenciamento e, em breve, entrará em operação para se juntar a um sistema que vem batendo recordes diários, com cerca de 120 mil passageiros por dia.
Além dos veículos que foram apresentados à população no sábado, e do coletivo de 23 metros, o sistema terá novos cinco ônibus de 18,6 metros (140 usuários).
Primeiro sistema BRT a ser implantado na cidade, a Transoeste opera com 91 veículos articulados de 18,6 metros (140 passageiros), 20 coletivos do tipo padrão (100 passageiros) e 76 alimentadores. Ligando a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Paciência, o corredor já conta com 44 quilômetros de extensão até Paciência e 42 estações em funcionamento. Em operação desde junho de 2012, recebeu do município investimento de R$ 900 milhões.
Informações: Portal Niterói Mais
0 comentários:
Postar um comentário