Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

'Metrô não vai resolver problema', diz Peñalosa sobre trânsito em Salvador

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Faixas exclusivas para ônibus e restrição ao uso de veículos particulares. Estas são as soluções para a mobilidade de Salvador apontadas pelo urbanista e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa.

O especialista é considerado um dos principais nomes sobre mobilidade urbana no mundo. Na terça-feira (1), ele irá participar do projeto Fronteiras do Pensamento, que acontece na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), na capital baina. No evento, Peñalosa irá debater sobre as ideias implantadas durante sua gestão como prefeito da capital da Colômbia.
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (30), em Salvador, Peñalosa falou sobre os problemas e apontou soluções para o trânsito na capital baiana.
"O sistema de ônibus não é a melhor solução para Salvador. É a única solução. Mobilidade só se soluciona com transporte público.Toda via importante tem que ter faixa exclusiva para ônibus. Uma faixa de ônibus mobiliza mais pessoas que sessenta carros", afirma o ex-prefeito.

Segundo Peñalosa, o uso do sistema de metrô não é suficiente para melhorar a situação do trânsito na capital baiana. "O metrô não vai resolver o problema. Os engarrafamentos não vão melhorar com ou sem ele. A linha de metrô atende a 5% da população. Antes de fazer um metrô é necessário aproveitar bem todas as vias já existentes. O metrô em São Paulo custou R$ 250 milhões. Esse dinheiro é o suficiente para criar vias para ônibus", opina.

Por Ruan Melo
Do G1 BA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960