Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Mobilidade urbana: É preciso mais do que corredores de ônibus

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Com as recentes mudanças realizadas pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), a cidade de São Paulo passou a contar com 164,4 km de faixas exclusivas para ônibus. A meta da prefeitura é cercar o centro da cidade com estes corredores a partir do dia 16 de setembro.

Esta inciativa é essencial para a resolução de um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades na atualidade: a mobilidade urbana. O tema tem recebido notoriedade nos últimos tempos, com destaque para as manifestações sociais que aconteceram nos últimos meses e as perspectivas em relação aos grandes eventos esportivos que o País sediará nos próximos anos.

A implantação dos corredores, sem dúvida, trará maior rapidez nos deslocamentos, mas será que isto é o bastante? A preferência por transportes públicos depende de outros fatores além da agilidade. Condições mínimas de atendimento aos usuários são necessárias.

Não precisamos de dados estatísticos para avaliar as condições do transporte público na capital paulista. Basta cruzar por um ônibus ou simplesmente passar em frente a um ponto para constatar as superlotações, principalmente, em horários de picos. Poucos são aqueles que enfrentam esta situação porque têm consciência do que implica a circulação de mais um carro particular nas ruas. A maioria está ali por falta de opção. E quem tem opção, certamente, não irá se animar a encarar um ônibus pelo simples fato da agilidade.

Por Alexandre Hernandez
Informações: Exame Abril

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960