No sábado começam as obras da estação de ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na Praça do Derby. Pelo menos duas faixas serão interditadas, uma por sentido, reduzindo em um terço a capacidade de fluxo do corredor. Na prática, essas faixas provavelmente não poderão mais ser usadas por carros de passeio ou ônibus convencionais, pois serão exclusivas do BRT do corredor Leste/Oeste quando a obra estiver pronta, em março de 2014. Para minimizar os impactos, a Secretaria das Cidades iniciou campanha para orientar motoristas e pedestres, na qual pede que se evite o trecho no decorrer dos serviços. Das 22 estações do corredor, 14 já tiveram obras iniciadas.
Pela pista central do Derby passam 37 linhas e 269 ônibus. A intervenção não vai alterar a operação do transporte público. As paradas continuarão a atender os passageiros nos mesmos pontos. A dificuldade será dividir com os carros as duas pistas que ficarão disponíveis. De acordo com o gerente geral de trânsito da CTTU, Agostinho Maia, não há muita alternativa. “Naquela região, temos as ruas Joaquim Nabuco e Paissandu, que já são carregadas. O melhor é evitar aquele trecho pelo menos nos horários de pico”, ressaltou.
Com a instalação de uma estação do BRT na Praça do Derby, as coberturas das paradas instaladas nas duas laterais serão removidas. Elas fizeram parte da obra anterior do Leste/Oeste feita pelo município em 2008. No lugar delas serão instaladas paradas para os ônibus convencionais que continuarão passando pelo Derby fora do corredor do BRT. “Nós vamos atender uma solicitação do Iphan para remover as coberturas existentes por coberturas menores, por se tratar de uma área tombada e que já irá receber uma estação do BRT”, explicou Juliana Barreto, coordenadora de projetos da Secretaria das Cidades.
Evolução
Pelos cáculos da Secretaria das Cidades, o corredor Leste/Oeste está com 45% das obras concluídas e a previsão é que entre em operação até março de 2014. Somente na Avenida Caxangá, 14 estações estão sendo construídas.
Saiba mais
Corredor Leste/Oeste
Obras:
12 km de extensão
R$ 145 milhões
126 mil passageiros/dia
Estações:
22 estações de embarque e desembarque
14 estações estão em obras
15ª estação a ser iniciada é a do Derby
7 ainda não foram iniciadas
Terminais de integração:
Terminal de Camaragibe
obras de expansão não iniciadas
Terminal da Caxangá
em operação
Terminal da 4ª Perimetral
em obras
Terminal da 3º Perimetral
em obras
Fonte: Secretaria das Cidades
0 comentários:
Postar um comentário