Após uma semana, passageiros e motoristas de ônibus disseram ao G1 ter aprovado os novos trechos da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul, inaugurados na segunda-feira (5), nas avenidas Washington Luís, Moreira Guimarães e 23 de Maio. A novidade aumentou em quase 60% a velocidade média dos ônibus na região, vai ser ampliada nesta segunda-feira (12). Mas, ao mesmo tempo, fez o conjunto de avenidas superar até as marginais nos índices de lentidão na capital paulista.
No fim da primeira semana de funcionamento, foi possível encontrar inclusive motoristas que já deixaram os carros em casa para virar passageiro nos mais 10,4 km de faixas.
O motorista Fábio Menezes, de 34 anos, testou o corredor nesta sexta-feira, seu dia de rodízio. Ele mora em Guarulhos, na Grande São Paulo, e trabalha na região de Congonhas, na Zona Sul. “Normalmente eu pego carona, mas hoje vim testar o corredor. Por enquanto, está dentro do previsto”, disse, durante viagem em um ônibus da linha 175T-10 (Metrô Santana – Metrô Jabaquara).
Apesar de não ter reduzido o seu tempo de viagem nesse primeiro teste, o motorista considerou o saldo da experiência positivo e pretende fazer outro teste na próxima semana. “É difícil largar o carro, mas a vantagem é vir relaxado para o trabalho. Também tem a economia de combustível e com a manutenção do carro”, afirmou.
O gerente de engenharia Tadeu de Andrade Belisário, de 30 anos, notou uma piora no trânsito para ir de carro da região central para o trabalho na Zona Sul nos últimos dias, por isso, decidiu testar as novas faixas. “De manhã, eu não senti muita diferença no tempo, não, mas à tarde eu vou voltar de Metrô. Enquanto, eu demoro uma hora e meia de carro para voltar para casa, eu vou gastar 40 minutos de Metrô. Com essa nova faixa, eu pretendo fazer isso às sextas-feiras, quando o trânsito é pior”, afirmou.
Belisário acredita que o bom funcionamento das faixas pode estimular os motoristas a deixarem o carro em casa. Foi o que já aconteceu com a vendedora Isabel Ferreira, de 39 anos, que, embora esteja dividida sobre a iniciativa da Prefeitura de São Paulo, já optou por deixar o carro em casa.
“Eu aprovo mais ou menos, porque eu também sou motorista. Para quem anda de carro, o trânsito piorou. Depois que eu vi que [o trânsito] estava um caos, eu decidi vir de ônibus, porque para quem usa o corredor melhorou bastante. Acho que vou optar pelo ônibus, porque ficou mais rápido”, declarou.
A vendedora disse que não calculou se financeiramente a nova opção será mais econômica, mas disse que já conversou com o dono do estacionamento que fica perto do trabalho para cancelar o contrato. “É preciso mudar o conceito, porque se diz que o carro é mais confortável, mas tem todo o estresse de dirigir”, afirmou.
Já o educador ambiental aposentado Carlos Eduardo Tenório, de 40 anos, deixou o Metrô para pegar o ônibus para fazer o trajeto entre o Mandaqui, na Zona Norte, e o seu trabalho na região central. “Estou ganhando pelo menos 20 minutos no trajeto depois das novas faixas”, observou.
Para o educador, que usa uma muleta, a acessibilidade também é um ponto positivo para os ônibus, embora as paradas não estejam adaptadas. “Por ser deficiente e ter dificuldade para andar, era difícil descer na estação São Joaquim, porque é muito lotada. O problema é que na Avenida 23 de Maio, onde eu desço agora, é a acessibilidade. Onde quer que você desça tem escada. Está sendo mais rápido.”
Corredor e multas
A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) não tem previsão de quanto começará a aplicar multas em motoristas infratores. Após essa fase de orientação, os infratores levarão multa de R$ 53 e perderão três pontos na carteira de habilitação.
A exclusividade para o transporte coletivo nas novas faixas valem de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas. A iniciativa faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, que é uma promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT). Ele determinou até o final do ano a instalação de 220 km de faixas exclusivas para ônibus nas principais vias da cidade, para tentar melhorar a fluidez no trânsito dos coletivos.
No novo trecho, circulam 24 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, que transportam 235.375 passageiros por dia útil, e 22 linhas no sentido bairro, que transportam 234.985 usuários por dia útil. Esses novos trechos são sequenciais ao trecho que foi inaugurado no fim de julho, da região da Praça Campo de Bagatelle até a entrada do túnel do Anhangabaú. Após inauguração, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou aumento de 58% na velocidade dos ônibus no Corredor Norte-Sul.
Por Letícia Macedo
Do G1 São Paulo
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