A implantação de corredores preferenciais e exclusivos permite que os ônibus circulem com prioridade em vias de grande fluxo. Consequentemente, a velocidade média aumenta, viabiliza-se o cumprimento dos horários programados, os passageiros chegam mais rápido ao seu destino, e, assim, o ônibus se torna uma boa opção de transporte. Priorizar o transporte coletivo na política de mobilidade e sustentabilidade é crucial para beneficiar a cidade com garantia de maior velocidade operacional e mais qualidade para o transporte público.
A cidade de São Paulo tem dado um bom exemplo neste sentido. Na última segunda-feira (19), a Prefeitura implantou mais 10,5 km de faixas exclusivas para ônibus em quatro vias do município. Ao todo já são 250,71 km de corredores, 128,62 km implantados só este ano. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou dados que comprovam a eficácia da medida. De acordo com estudo realizado na primeira semana de agosto, a velocidade dos ônibus cresceu quase 60% no segundo trecho de faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul, que passa por importantes avenidas da capital paulista e atende cerca de 470 mil passageiros por dia.
Em Goiânia, o Corredor Preferencial Universitário proporcionou ganho em rapidez no deslocamento dos ônibus em todas as faixas de horário e nos dois sentidos do itinerário, utilizado por cerca de 50 mil passageiros diariamente. De acordo com dados da Central de Controle Operacional da RMTC (CCO), do mês de maio de 2011 ao mês de maio deste ano, o aumento da velocidade média de quem segue sentido Terminal Praça da Bíblia foi de 40%. Quem segue sentido Praça Cívica, comprovou aumento de 27%. Além disso, segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o índice de acidentes e mortes apresentou queda no primeiro ano de vigência do Corredor.
Outro corredor preferencial está em implantação: o Corredor Preferencial da Avenida T-63, em operação parcial desde o mês de março deste ano. Pesquisa realizada pelo Instituto Verus, no mês de junho, aponta que 84,7% dos usuários do transporte coletivo apoiam os corredores de ônibus. A pesquisa entrevistou 900 pessoas e foi feita a pedido do Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Goiânia.
A RMTC vive a expectativa da construção de novos corredores de ônibus. O projeto de um corredor preferencial para a Avenida T-7 já foi elaborado. Também há previsão de projetos a serem implantados nas avenidas T-9, 85, Independência e 24 de Outubro.
Informações: RMTC Goiânia
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