Um novo trecho de faixa exclusiva para ônibus na Marginal Pinheiros começa a funcionar a partir desta segunda-feira (8) em São Paulo. O trecho estará reservado aos coletivos nos horários de pico do trânsito, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h até as 20h.
A faixa será implantada nas avenidas Alcides Sangirardi, Marginal Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da Marginal), no sentido Interlagos, entre a Ponte Engenheiro Ary Torres e o acesso à Avenida João Dias, com 5,8 km de extensão.
O primeiro trecho da faixa exclusiva começou a funcionar nesta segunda-feira (1º) entre a Rua Professor Leme da Fonseca e a Avenida Interlagos, com extensão de 3,6 km no sentido Interlagos. Já no sentido da Rodovia Castello Branco, opera entre a Avenida Interlagos e a Avenida Mário Lopes Leão, com extensão de 4,2 km. O horário de funcionamento é o mesmo.
Anteriormente, os ônibus que utilizavam a Marginal Pinheiros circulavam por qualquer faixa, disputando espaço com os carros e veículos pesados. Desde o começo do ano, a cidade ganhou mais de 60 km de faixas exclusivas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Outro trecho tem previsão de entrar em funcionamento a partir de 15 de julho na Avenida das Nações Unidas, sentido Rodovia Castello Branco, entre a Avenida Mário Lopes Leão e a Ponte Ary Torres, com aproximadamente 7,4 km de extensão. O cronograma pode sofrer alterações.
Marginal Tietê
Em 17 de junho, a Marginal Tietê também ganhou 12,7 km de faixas exclusivas para ônibus. A exclusividade das 30 linhas de ônibus que circulam no local valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro, e das 17h às 20h em direção ao bairro.
Ônibus fretados também podem circular nas faixas exclusivas recém-criadas nas marginais Tietê e Pinheiros, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes. No horário de maior movimento nas vias, cerca de 210 veículos desse tipo circulam pela manhã e 250 ao fim do dia.
Num primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada quando os usuários estiverem adaptados, sendo informados previamente por meio de faixas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Informações: G1 São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário