Os assaltos a ônibus municipais reduziram 82% após as medidas adotadas pela Prefeitura, para o uso pleno da bilhetagem eletrônica, em vigor desde 23 de maio. A média mensal registrada em 2012 foi de 22 ocorrências, enquanto no mês passado foram quatro ocorrências.
Os números demonstram que andar de ônibus na Cidade está mais seguro e, quando todos os passageiros fizerem uso de cartão, a expectativa é zerar esses registros - em Sorocaba, interior de São Paulo, onde foi abolida a cobrança de passagem no interior dos ônibus, as ocorrências foram zeradas.
No ano passado, 32% dos passageiros do transporte municipal ainda utilizavam dinheiro. Este ano, esse índice passou a cair com as medidas de incentivo ao uso do cartão transporte adotadas pela prefeitura. Em abril passaram a 25,7% dos usuários e em maio, 17%. No mês de junho, a média de embarques com moeda diminuiu ainda mais: 4%.
Metas
O prefeito também anunciou metas estabelecidas pela prefeitura e CET-Santos com o objetivo de aprimorar o serviço de transporte coletivo. Nos próximos seis meses será reforçado o trabalho de monitoramento para maior pontualidade. Também terá inicio a elaboração de novo edital de licitação – o contrato com a Viação Piracicabana, com validade de oito anos, termina em março de 2014.
Entre seis e doze meses, os trabalhos estarão concentrados na implementação do bilhete único, que possibilitará integração entre as linhas de ônibus, dentro de um período de tempo, com o pagamento de apenas uma tarifa, além da revisão de todos os itinerários.
E pesquisa para avaliação da qualidade do serviço será realizada com os passageiros para nortear nas futuras ações e ampliar as melhorias do serviço do transporte municipal.
Os benefícios do uso do cartão
Grande parte dos usuários de ônibus é favorável ao uso do cartão transporte, pois percebem que a retirada total de dinheiro nos coletivos desestimula a prática de assaltos. É a opinião do menor aprendiz Bruno E. Campos. “Já estive dentro de um ônibus quando houve um assalto, quem já passou pela situação sabe o quanto é ruim. Os ônibus já têm câmeras, agora cada um precisa fazer a sua parte. Até pela internet, hoje em dia, é possível fazer o cartão”, comenta.
“As pessoas precisam se conscientizar de que o embarque com cartão torna a viagem mais segura”, diz Wanderley Albano, motorista de ônibus. “A Prefeitura e a Viação estão fazendo a sua parte, disponibilizando vários locais para obtenção de cartão, vendedores de passagem, então não há desculpa para aqueles que ainda não o possuem. Quando não precisarmos mais cobrar a passagem, além do risco zero de assaltos, haverá mais agilidade no embarque e dedicação total à direção, o que pode ser traduzido também em redução de acidentes no percurso”, finaliza.
Antônio Lopes da Silva, também condutor, complementa: “Tirar o dinheiro dos ônibus é bom, em especial, para os passageiros que precisam pegar o transporte à noite, pois a sensação de segurança agora é maior”.
Informações: Prefeitura de Santos
0 comentários:
Postar um comentário