A partir do dia 1º, a tarifa do Corredor ABD de trólebus (Jabaquara/Brooklin/São Mateus) será reduzida para R$ 3,20. Desde o dia 2, as passagens do sistema, que passa por Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá, foram elevadas para R$ 3,40. Os demais ônibus intermunicipais que passam pelo Grande ABC terão os preços dos bilhetes diminuídos em R$ 0,15, em média. Ainda não foram estabelecidos os descontos exatos em cada uma das linhas e não há data exata para divulgação da nova tabela tarifária.
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o Estado dividirá com a iniciativa privada o ônus gerado pela diminuição da tarifa. “Será solicitado às concessionárias que façam esforços para redução de custos, racionalização e inteligência no uso da frota. Da parte do Estado, vamos ver o que é possível continuar assumindo, como manutenção de terminais e da rede elétrica”, explica.
Fernandes afirma que as empresas que prestam serviços de transporte metropolitano já estão fazendo esse tipo de esforço desde janeiro. “Optamos por deixar o reajuste para junho para respeitar pedido do governo federal”. No fim do ano passado, a presidente Dilma Rousseff solicitou congelamento das passagens, com objetivo de desacelerar o crescimento da inflação.
Ontem à tarde, em discurso de abertura da reunião com ministros e governadores, Dilma pediu aos governos estaduais que aumentassem as desonerações do transporte coletivo. No fim de maio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou isenção de PIS/Cofins para empresas do setor. O secretário de Transportes Metropolitanos justifica que o Estado já aplica diminuições na carga tributária dos prestadores de serviço. “Temos a menor alíquota de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível usado pelas empresas do transporte público, que é de 12%.” O titular da Pasta salienta que buscará outras formas de diminuir ainda mais o peso dos tributos cobrados.
O secretário pondera, no entanto, que só haverá redução verdadeira nas tarifas depois que o transporte público ganhar eficiência. “Não adianta reduzir os impostos se o ônibus fica parado no trânsito gastando combustível e mão de obra. A grande luta desse movimento é para tirar os carros da rua. Precisamos abrir espaço para os ônibus. Isso é que vai diminuir os custos”, comenta Fernandes.
Por Fabio Munhoz
Informações: Diário do Grande ABC
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