Rodoviários prometem greve geral de ônibus em Salvador para próxima terça

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A quatro dias do pontapé inicial da Copa das Confederações, a acessibilidade do público até a Fonte Nova, em Salvador, promete ser ainda mais complicada. Em assembleia, membros do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia resolveu fazer uma paralisação total dos ônibus a partir das 0h da próxima terça-feira.

Na próxima segunda, um novo encontro da categoria está marcado para que as propostas apresentadas pelas entidades patronais sejam apreciadas pela classe.

Enquanto os rodoviários pedem um reajuste salarial de 15%, a contraproposta oferecida até o momento é de 4,13% para o setor urbano, e de 4,5% para o intermunicipal.

Nesta terça, Hélio Ferreira, presidente do sindicato, teve seguidas reuniões na Assembleia Legislativa da Bahia e no Ministério Público do Trabalho, mas ainda não houve um acerto entre as partes envolvidas. As negociações salariais se arrastam por 90 dias, mas as conversas entre sindicato e patrões pouco andaram ao longo deste tempo. Segundo dados do sindicato, os R$ 2,80 cobrados pela tarifa em Salvador representam a 7ª mais alta do Brasil.

- O acordo está muito longe do desejável. Podemos construir uma das maiores greves da História da categoria aqui na Bahia. O fato da greve acontecer às vésperas da Copa fdas Confederações é só uma coincidência, mas isto vai afetar e muito o deslocamento de público - disse Ferreira, em entrevista por telefone ao LANCE!Net.

 A despeito da iminente paralisação, o Escritório Municipal para Copa (Ecopa) divulgou o plano de transportes da capital para a Copa das Confederações. O projeto prevê o fechamento de vias, alterações na circulação de ônibus, criação de linhas especiais, nova sinalização e estacionamento.

A Fonte Nova recebe três jogos do evento-teste: no dia 20, Uruguai e Nigéria se enfrentam, enquanto Brasil e Itália fazem no dia 22 o jogo mais aguardado da primeira fase da competição. A decisão de 3º e 4º lugares também está prevista para o local.

Informações: O Povo Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960