A grande maioria dos usuários de transporte coletivo em Goiânia é favorável à implantação de mais corredores de ônibus pela cidade. É o que constatou uma pesquisa divulgada na tarde desta quarta-feira (19/6) pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O estudo tem como foco a avaliação da população sobre o corredor da avenida T-63, em processo de implantação desde 5 de março.
Fernando Leite/Jornal Opção |
Os dados divulgados revelam que 85% das pessoas que fazem uso de ônibus na capital querem mais corredores e que 70% são favoráveis à proibição de estacionar nesses pontos. Entre os moradores das proximidades da avenida, no entanto, os números caem para 43% e 59%, respectivamente. A margem entre motoristas é de 54% e 63%
Os números são mais discrepantes quando o assunto é o ganho de tempo e melhoria no trânsito após a implantação do corredor. Para 60% dos usuários de transporte coletivo houve diminuição no tempo de viagem e para 50% deles o tráfego se tornou menos caótico. Entre os motoristas, porém, apenas 31% e 42% concordam com essas proposições. Já entre os moradores, os índices caem para 30% nos dois quesitos.
O estudo também aferiu que 15,3% dos usuários de transporte coletivo ainda não havia notado a implantação do corredor. O número foi de 4% entre os motoristas e de 2% entre aqueles que residem próximo à avenida.
A CMTC divulgou também um levantamento que demonstra que, após o processo de instalação do corredor, a velocidade média dos ônibus na T-63 subiu de 15,85km/h para 19,5km/h. A pesquisa concluiu ainda que o número de passageiros que passa pelo local subiu de 80.894 para 82.598 por dia desde o dia 5 de março.
Por Thiago Burigato
Informações: Jornal Opção
0 comentários:
Postar um comentário