Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura lança edital para levar Transoeste até o metrô, no Jardim Oceânico

sábado, 13 de abril de 2013

Menina dos olhos do prefeito Eduardo Paes, a construção dos quatro corredores exclusivos de ônibus é o legado que pretende deixar para o Rio de Janeiro. Sem atrelar a necessidade dos BRTs às Olimpíadas de 2016, Paes sabe que mexerá com dinâmicas de deslocamento e de comportamento, resgatando a prática das baldeações, comuns até 1967, quando os bondes deixaram de circular na cidade. Ao todo, a prefeitura está investindo R$ 5,4 bilhões em 145 quilômetros de vias, que atenderão a 1,590 milhão de pessoas por dia.

A começar pela Transoeste, que já saiu do papel entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, com 120 mil passageiros diariamente. Falta inaugurar o trecho de Campo Grande, previsto para este semestre, e licitar a construção do eixo do Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico.

Segundo o secretário de Obras, Alexandre Pinto, a concorrência será lançada até junho, com custo estimado de R$ 90 milhões. Serão oito estações, divididas em dois lotes. A ideia é ter o primeiro deles, do Alvorada até o Città América, pronto em 2014. A obra toda estará concluída no fim de 2015, com o BRT integrado ao metrô.

- Vamos lançar o edital ainda neste semestre. Serão dois lotes e tudo ficará pronto no fim de 2015, com a Transoeste se integrando com a estação de metrô do Jardim Oceânico. Essa obra deve custar uns R$ 90 milhões - revelou o secretário.

- Mesmo com um problema aqui e ali, a Transoeste trouxe um ganho grande para aquela população. A construtora (Sanerio) é uma porcaria, mas a obra está na garantia e eles estão consertando tudo. Caiu o reboco do Túnel da Grota Funda, mas mandei a Odebrech consertar na hora porque era inadmissível. Estamos fazendo uma transição no sistema de transportes. 

Quando assumi, pedi os mapas das linhas de ônibus. "Mapas?" Três meses depois, veio uma tabela gigantesca. O sistema é inviável de administrar. No fim das contas, quero um sistema de BRTs, mais fácil de fiscalizar, com ônibus alimentadores. Hoje, já consigo dizer na Transoeste e na Transcarioca (Barra da Tijuca-Penha-Aeroporto Tom Jobim) quantas linhas há e quais são os seus percursos - explica o prefeito.

Por Marcelo Dias
Informações: Extra Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960