Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Cidade de São Paulo tem um fiscal para cada 22 ônibus

domingo, 7 de abril de 2013

A morte de sete pessoas no Rio de Janeiro após um ônibus com a licença vencida há dois anos e com quase 50 multas cair de uma ponte de dez metros de altura, na tarde da última terça-feira, suscitou uma pergunta na maior cidade do Brasil: como está a fiscalização dos ônibus na capital paulista para se evitar que, como na capital fluminense, um coletivo sem nenhuma condição de tráfego circule livremente pelas ruas e avenidas da  cidade? A palavra preocupante resume a resposta da questão.

Em São Paulo, de acordo com dados fornecidos pela SPTrans, autarquia responsável pelo sistema de ônibus paulistano, existem 663 fiscais que têm por obrigação checar se os ônibus da cidade estão seguindo as normas de trânsito e segurança. Divididos pela frota da capital, que é de 15 mil ônibus, a média é de um fiscal para cada 22 coletivos.

A situação não chega a ser tão grave como no Rio de Janeiro, onde há 40 agentes para fiscalizar nove mil ônibus. Em terras cariocas, a média é de 225 fiscais para cada coletivo. No entanto, não há motivos para supor que São Paulo esteja livre de ter circulando pelas ruas e avenidas ônibus com documentação vencida e carregado de multas. Ao menos é assim que pensa o diretor-geral da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves. Para ele, é impossível um agente para cada 22 ônibus ser capaz, por mais empenhado que seja, de fazer um trabalho com qualidade. “Não dá. É humanamente impossível. A escassez de recursos humanos é um dos principais obstáculos a serem  transpostos pelo sistema.”
     
POVO CONCORDA/ Ninguém melhor do que os passageiros de ônibus para saber se o trabalho dos fiscais da SPTrans está sendo benfeito. Na opinião da negociadora de cobrança Ani Jacqueline da Silva, 26 anos, que nesta quinta-feira à tarde esperava por mais de 30 minutos por um coletivo na região da Penha, Zona Leste, o transporte na cidade está uma “porcaria”. “De zero a dez, eu dou nota zero. Os motoristas correm demais, não param no ponto e são grosseiros ”, esbravejou.

Cintia dos Santos Oliveira não é tão crítica quanto Ani, mas concorda que os ônibus paulistanos deixam muito a desejar. “São de péssima qualidade. Só uso porque não tenho outra opção”, afirmou.      

Sindicato diz que sistema de multas induz a infração
As multas aplicadas pelos fiscais da Prefeitura nas empresas de ônibus  de São Paulo são apontadas pelo Sindicato dos Motoristas  e Cobradores da capital como uma forma de facilitar a renovação da licença anual concedida pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

A consequência direta, segundo o sindicato, é um relaxamento das empresas, que, mesmo multadas, não precisam quitar a dívida para conseguir o licenciamento.

Isso porque as regras do setor são impostas pelo Resan (Regulamento de Sanções e Multas) e não seguem a cartilha do Código Nacional de Trânsito. Assim, avalia o sindicato, as concessionárias não se preocupam em pagar as multas. “O desconto pode vir no repasse (que a Prefeitura faz para as empresas), mas depois as empresas  ganham a causa de multa indevida”, disse o diretor do sindicato Nailton Souza.  

A SPTrans diz que não há relação entre as questões. A base do argumento é o que o valor da multa fica retido no repasse.

Motorista e passageiro indiciados
O titular do 21º Distrito Policial (Bonsucesso), José Pedro Costa da Silva, indiciou nesta quinta por homicídio doloso (com intenção de matar)  o motorista do ônibus que caiu na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, e o jovem suspeito de tê-lo agredido antes do acidente. Ambos também responderão por tentativa de homicídio em relação aos sobreviventes.

Na capital, 10 milhões de viagens/dia  
Diariamente, 9,8 milhões de viagens são realizadas pelos 15 mil ônibus municipais, que operam em oito consórcios de empresas e oito de cooperativas.

Por Eduardo Athayde

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960