Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Salvador só terá 35 km de ciclovias até a Copa

sábado, 9 de março de 2013


As vias que ficarão prontas até a Copa serão as que compreenderão o entorno da Arena Fonte Nova, com um total de 5,47 km, e o Centro Antigo de Salvador, com 13,74 km.
Foto: Lucio Tavorá
Pesquisa realizada em 2009 pela Conder, apontou o superintendente de Desenvolvimento Urbanístico do órgão, Antônio Brito, mostra que o maior receio dos quatro mil ciclistas entrevistados é a falta de segurança nas vias.

"Pensávamos que eles falariam da topografia ou de outros quesitos, mas a segurança é a preocupação maior de 80% dos ciclistas", diz.

Riscos - Em Lauro de Freitas, cidade que deveria ser beneficiada até 2014 com 22,14 km de ciclovias, os riscos continuarão para os ciclistas. Os ciclistas ouvidos por A TARDE se encaixam nos dados da pesquisa da Conder que mostram que 60% dos usuários desta modalidade de transporte ganham até um salário mínimo.

"Há seis anos eu uso a bicicleta para trabalhar, para ir à igreja. É arriscado porque os carros não respeitam a gente. Mas eu economizo até R$ 200 por mês", disse o morador de Itinga e ajudante de pedreiro José Cardoso de Jesus, 42, que estava com o filho Josué, 5, na Avenida Santos Dumont, próximo à Estrada do Coco.

"Se tivéssemos ciclovias, poderíamos ir até Salvador sem problemas", disse o pintor Moisés Chagas, 47, também morador de Itinga. Ele disse que usa bicicleta há pelo menos 40 anos.
Licitações - Recente licitação dos trechos não atraiu empresas interessadas, e as licitações para os trechos citados e os Centro-orla (14,07 km), Itapagipe (14,76 km), orla (16,6 km) foram considerados desertos (sem interessados) em 4 de dezembro do ano passado.

Umas das justificativas foi o baixo preço oferecido para a realização do projeto executivo, cerca de R$ 10 mil para cada quilômetro. Projeto similar realizado em Porto Alegre (RS) estimou valor por quilômetro de R$ 50 mil.

Uma consultoria foi contratada pela Conder para lançar novo edital com preços que atraiam mais, mas não para os trechos que ficarão prontos até 2014, segundo Antônio Brito.

Os circuitos Fonte Nova e Centro Antigo serão executados por profissionais da Conder. O valor por quilômetro de projeto executivo nestes dois trechos será de R$ 15 mil. O valor para a execução dos dois trechos previstos é de R$ 1,7 milhão (Circuito Fonte Nova) e R$ 2,80 milhões (Centro Antigo de Salvador).

Ainda são previstos trechos no Centro Administrativo da Bahia (10,45 km), Parque Metropolitano de Pituaçu (15 km), além dos municípios de Itamaraju (2,88 km) e Cruz das Almas (23,13 km).

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960