Os terminais de ônibus de Campinas (SP) estão em situação precária, segundo denúncia de motoristas sobre a falta de estrutura e má qualidade das instalações nos locais. A equipe da EPTV visitou alguns terminais na cidade e confirmou a situação. No Terminal Central, os motoristas reclamam dos banheiros. "Não tem como andar ali dentro. Tudo está quebrado e muito sujo", relata o motorista Jamoir Lopes.
Os trabalhadores afirmam que o refeitório é pequeno e que o equipamento para esquentar marmitas está com os fios expostos. Em 2012, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores fez uma fiscalização nos terminais e constatou várias irregularidades. Um ano depois, outra fiscalização foi feita e pouca coisa mudou.
Nos principais terminais da cidade ainda falta estrutura, área de descanso e a principal reclamação é a falta dos banheiros. "Não tem condições, os banheiros estão todos sujos, eu não consigo nem entrar e fico com vontade de urinar o dia inteiro", afirma a cobradora Raimunda da Silva.
No refeitório do Terminal Ouro Verde foi feita uma ampliação, mas ainda assim o local é alvo de reclamação dos profissionais. "Tem dia que a torneira entope, o refeitório fica cheio de água e as pessoas almoçam com tudo molhado", conta a cobradora Rita dos Santos. Já no Terminal Mercado, o espaço em que 20 pessoas passam por dia para se alimentar tem apenas uma cadeira e uma mesa.
O diretor do sindicato Sidnei Lopes acredita que os trabalhadores estão esquecidos. "Nem banheiro tem. As pessoas precisam olhar mais para a condição do trabalhador porque os motoristas não têm condição de trabalhar assim", defende.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou que realizou algumas obras no ano passado e que está aberta a negociações com os motoristas, mas ressaltou que só poderá fazer algo se receber alguma reclamação oficial dos trabalhadores.
0 comentários:
Postar um comentário