Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Comitê traz propostas para solução dos problemas de mobilidade urbana da Grande Florianópolis

terça-feira, 5 de março de 2013

As propostas estão em fase de adaptação e foram expostas durante a primeira reunião do Comitê Regional e Mobilidade Urbana

O Comitê foi habilitado pelo Governo do Estado e deve ajudar a encontrar soluções para melhorar o caos no trânsito que a população enfrenta para se locomover na Grande Florianópolis. As duas propostas apresentadas na última sexta-feira (1) são soluções de médio a longo prazo.

Uma aponta o uso de um veículo inédito no Brasil, a partir de monotrilhos. O monitoramento seria feito sem condutor, por um moderno sistema à distância. Com os trilhos, os carrinhos chegariam em poucos minutos à estação escolhida e atravessariam as pontes por trilhos implantados nas passarelas. O projeto prevê também a integração do transporte marítimo. O custo da implantação é R$ 6,8 milhões. A outra proposta tem como base um projeto em funcionamento no Rio de Janeiro que integra o sistema de balsas e teleféricos. O custo é de R$ 34 milhões.

Os projetos serão encaminhados pelo Comitê que deve apontar ao Governo do Estado a solução mais viável, assim que as empresas terminarem de elaborar os projetos. Os estudos têm até 120 dias para serem concluídos. Enquanto isso o Comitê deve estudar soluções de curto prazo, mais simples, como a manutenção das calçadas por exemplo.

Os recursos para execução das obras podem vir da iniciativa pública ou privada. E a expectativa é que até 2014 a proposta mais viável já esteja em fase de implantação. 

Por Cibelly Favero

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960