Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Obra do corredor Transoeste foi malfeita, pista está cedendo e cheia de buracos

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Um dia após acusar a empresa Sanerio de entregar a obra do corredor Transoeste malfeita, o jogo de empurra continua, e ninguém se responsabiliza pelos problemas. A empreiteira diz que os buracos no asfalto e o desnível no pavimento acontecem porque a obra foi finalizada e entregue às pressas para que ficasse pronta dentro do prazo permitido para inaugurações antes da eleição. Já a prefeitura acusa a empresa de não ter cumprido com as exigências e feito as modificações pedidas pelos fiscais da Secretaria municipal de Obras. O corredor viário Transoeste foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes em junho de 2012, um mês antes de o prazo legal terminar e a quatro meses da eleição. Com pouco mais de seis meses de uso, a via já apresenta problemas estruturais, como mostrou o GLOBO de domingo.

— O asfalto corre o risco de ceder novamente porque a prefeitura não esperou o tempo de assentamento do solo, que é de seis meses, para iniciar a operação dos BRTs — acusa o presidente da Sanerio, Luis Carlos Matos.

Além da questão do solo, a empreiteira alega que a construção de uma via ao lado do corredor, na altura da estação Mato Alto, que está fora do projeto, prejudica o asfalto do Transoeste. Segundo a Sanerio, isso estaria tirando parte da impermeabilização e assim causando infiltrações no solo.

— Essa obra está causando infiltração e os remendos que a prefeitura está fazendo são apenas um tapa-buraco. Na primeira chuva que cair, tudo vai sair e vai esburacar de novo — acredita Matos, acrescentado ainda que a empresa ganhou a licitação para fazer a manutenção de toda via, mas desde setembro não pôde colocar os seus 22 funcionários para trabalhar porque ainda não teve a ordem de serviço liberada pela prefeitura.

Ao ser procurado pelo GLOBO nesta segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes não quis comentar as acusações. Em entrevista ao “RJ-TV”, da TV Globo, Paes disse que vai cobrar as melhorias da empresa.

— A empreiteira vai ter que fazer tudo outra vez se for necessário, sem que a prefeitura gaste dinheiro. Todas as empreiteiras que trabalham para o município têm a obrigação de fazer sempre às pressas e no prazo mais curto possível. Tanto um lote quanto o outro foram entregues no mesmo tempo. Por que um lote foi entregue sem problemas e, justamente, na parte feita por essa empreiteira há problemas estruturais? — questionou Paes.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a fiscalização feita pela prefeitura logo após a obra ser entregue já apontava esses problemas e que o reparo foi pedido.

— Os buracos estão lá desde antes da construção desta via (na altura da estação Mato Alto). Isso foi reportado há tempos, mas nada foi feito. Por isso, a empresa ainda não tem o documento aceite-se — explicou o secretário.

O aceite-se é emitido por órgãos públicos e atesta que a empreiteira cumpriu com todas as exigências do contrato. Segundo a secretaria, todos os reparos que a prefeitura está tendo que fazer serão descontados do dinheiro que ainda falta entregar a empresa.

— Só entregamos 90% do valor. Os outros 10% só serão entregues com o aceite-se — explicou Pinto

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960