Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Mais de 800 mil carros entopem as ruas de Salvador

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

“Salvador não tem mais hora para engarrafar”. Não precisa ser dono de um veículo para já ter dito esta frase, pelo menos uma vez, nos últimos meses.

Com uma frota de mais de 815 mil veículos, contabilizando apenas os cadastrados pelo Departamento de Trânsito do estado, Salvador enfrenta uma das piores fases na área de mobilidade urbana, sem previsão exata de cura para este mal.

Responsável por motoristas cada vez mais estressados e pedestres insatisfeitos, a situação do trânsito na cidade parece só piorar a cada ano, a ponto de especialistas alertarem: "Estamos à beira do caos e cerca de 3 mil novos entram em circulação na cidade por mês".
Até a Copa do Mundo teremos mais de 50 mil novos veículos no trânsito da capital.

Nos últimos dez anos, o número de automóveis na cidade praticamente dobrou, passando de quase 460 mil, em 2002, para 815.104 até outubro deste ano.

Embora assuma que a redução do IPVA, imposto cobrado sobre a venda dos veículos tenha movimentado o comércio na área, a doutora em Engenharia de Transporte e professora da Universidade Federal da Bahia, Ilce Marília Dantas Pinto, aponta outros agravantes que colaboram para o caos na mobilidade da capital baiana.

“Não podemos esquecer que vivemos em uma cidade ondulada, com um sistema viário complexo, acidentado, pobre em ligações transversais, sem contar que é uma das cidades mais densas em população no Brasil”, explicou.

Para ela, o problema não se resume ao aumento da quantidade de veículos nas ruas, mas também na falta de infraestrutura que colabore com a redução da dependência em se deslocar com veículo particular.

“Na atual situação do transporte público de Salvador, sem linhas de ônibus que atendam da maneira adequada, sem poder contar com o metrô, não há como as pessoas deixarem os veículos em casa”, continuou.

Segundo a doutora em Engenharia de Transporte, os engarrafamentos ainda não são o principal problema causado pela falta de investimento em mobilidade urbana.
  
Mais de 100 mil motos
“Excluindo a morte por doenças, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes no Brasil, ficando atrás apenas de homicídios, portanto é também um assunto de saúde pública”, ressaltou. Mesmo com o crescimento dos problemas de trânsito, até o mês de outubro, a quantidade de veículos em Salvador subiu 5,5%, segundo dados divulgados pelo Detran-Ba, pouco menos do que em relação ao ano anterior, quando mais 6.3% de novos automóveis passaram a rodar nas ruas da cidade
.
Outro ponto a ser levado em conta nos projetos de mobilidade urbana, segundo a especialista se refere ao preparo das vias para receber o grande número de motocicletas. Entre os principais veículos que se envolvem em acidentes, principalmente os fatais, os veículos de duas rodas ganharam o gosto dos soteropolitanos e também a fama de serem dos mais perigosos. Salvador possui mais de 101 mil motos cadastradas e a tendência crescimento também atinge o interior do estado.

Soluções
Tidos como alguns dos principais pontos críticos em relação a quantidade de acidentes e de engarrafamentos, a avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e a avenida Octávio Mangabeira (Orla), se apresentam como únicas alternativas de ligação entre os dois pontos da cidade e o resultado da falta de opções se apresenta diariamente, nos horários de pico. Para o mestre de planejamento em transporte urbano Elmo Felzemburg, um dos grandes erros do sistema de mobilidade urbana de Salvador é a priorização de obras pontuais sem levar em considerações as necessidades da cidade como um todo.

“As malhas viárias funcionam em rede, então não se pode priorizar uma região e sim trabalhar um corredor inteiro. Não há como pensar em melhorias na área do Iguatemi sem pensar em mudanças na BR-324 e na Avenida Paralela, por exemplo. Precisamos de um projeto completo de mudanças na infraestrutura”, opinou. Segundo ele, não há como por fim aos longos engarrafamentos sem oferecer ao cidadão, alternativas de deslocamento, tanto de vias como de meios de transporte público.

Como prioridade, Elmo acredita que a implantação de um transporte rápido de massa, como o metrô, pode ser uma saída rápida para melhorar o fluxo nas ruas, apresentando aos motoristas uma alternativa econômica e eficiente de deixar o carro em casa.

No entanto, o especialista alerta que é necessário um pacote de ações que envolva criações de vias expressas, redução e modernização do sistema de controle dos semáforos, implantação de passarelas e criações de conexões diretas em corredores inteiros de trânsito para que haja de fato mobilidade urbana na cidade.

“Nós possuímos uma rede viária totalmente defasada, nunca tida como prioridade, mas se começarmos a pensar na cidade como um todo, efetuando um projeto que apresente alternativas de deslocamento para o pedestre, o ciclista, e que permita que o cidadão deixe o seu veículo em casa certamente o trânsito começará a fluir”, concluiu.

Informações: Tribuna da Bahia

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960