Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo: Bilhete Único hoje deixou de ser comodismo e virou necessidade

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Bilhete Único, centro das atenções dos candidatos à Prefeitura durante a campanha eleitoral, é visto pelos paulistanos como uma das medidas que mais tem beneficiado usuários de transporte público nos últimos anos. Porém, na opinião do arquiteto e especialista em transportes Flamínio Fichmann, para ampliar essas vantagens é preciso rever alguns pontos, em especial em relação ao histórico do trajeto origem-destino da catraca e revertê-los a favor da população.

“Desde que o Bilhete Único foi criado a malha de transportes oferecida é mesma. Porém, nem sempre ela atende o real objetivo”, diz Fichmann. Segundo ele, não adianta ter excesso de ônibus se o desempenho deles não cobre as necessidades dos usuários.

Na opinião do arquiteto, o prefeito eleito Fernando Haddad poderia aproveitar a implantação do novo Bilhete Único em 2014 para contratar também um novo sistema de ônibus, formado por veículos menores ou micro-ônibus, para circular pelos bairros com intervalos menores e em vias coletoras de passageiros.

Segundo o arquiteto, boa parte dos bairros não são atendidos hoje porque a maioria das linhas circula em direção ao Centro. Para percorrer trajetos pequenos o usuário precisa muitas vezes tomar duas ou mais conduções.

CONCESSÕES / Para a arquiteta e urbanista Regina Monteiro, o Bilhete Único hoje deixou de ser comodismo e virou necessidade. “As pessoas ficam tanto tempo no ônibus por causa do trânsito que se não tiver  bilhete inviabiliza qualquer trabalhador”,  diz. Para ela, o que complicou o transporte na cidade foram as concessões com empresas de ônibus dos últimos 20 anos. “A cobrança que antes era por quilômetro rodado hoje é feita por passageiro. Com isso, temos menos ônibus rodando e mais pessoas transportadas.”

Para o arquiteto e professor emérito da USP Cândido Malta, a discussão em torno do Bilhete Único deveria se estender para a metrópole, pois há pessoas morando cada vezes mais distante. “Os congestionamentos aumentaram porque a cidade está se espalhando por causa do preço do mercado imobiliário.”

Para tentar reduzir o tempo no trânsito, o arquiteto Flamínio Fichmann propõe instalação de catraca nos corredores para a cobrança da passagem. Isso, diz ele, evitaria a aglomeração nas portas dos ônibus, dando mais agilidade na circulação de passageiros e veículos. 

Por Cristina Christiano
Informações: Diário de SP

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960