Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governo planeja implantar BRT na Rodovia RJ-104

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) marcou para o dia 20 uma tomada de preços para a escolha da empresa que vai elaborar um plano funcional para a rodovia RJ-104. O estudo está orçado em cerca de R$ 739 mil e avaliará a viabilidade da instalação de um corredor exclusivo para ônibus, ligando Niterói aos demais municípios da Região Metropolitana. 
Segundo o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, a intenção é prolongar o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura.
Foto: Gustavo Stephan

Primeiramente, o estado elaborará um plano para a RJ-104, do trecho que vai da Caixa-D’Água, no Fonseca, até o entroncamento com a BR-101 Norte, em Itaboraí, um total de 22,8 quilômetros. Posteriormente, os estudos se estenderão pela RJ-106.

— A RJ-104 é uma extensão natural do Corredor da Alameda, uma obra que mudou significativamente o perfil da mobilidade urbana da Região Metropolitana. O princípio é priorizar a mobilidade coletiva — afirma o secretário.

Após a elaboração do estudo, o Estado pretende implantar o sistema Bus Rapid Transit (BRT), aproveitando que as concessões para linhas intermunicipais serão licitadas ano que vem.
— Vamos também estudar o uso do BRT nessas rodovias e seus impactos — explica Lopes.

Atualmente, a via apresenta pouca sinalização e, em alguns trechos, há rachaduras no acostamento, o que apresenta risco de deslizamento de terra sobre as casas que ficam às margens da estrada, em áreas como Santa Bárbara, em Niterói; e Novo México, em São Gonçalo.
No início de 2010, um trecho no Km 1 teve que passar por obras, pelo mesmo motivo. Parte da pista cedeu sobre a localidade conhecida como Bonfim, no Fonseca, ameaçando residências.

Contorno está entre os cinco piores gargalos do Estado
Enquanto as obras na RJ-104 não começam, outra via de escoamento da cidade começa a receber intervenções prometidas há pelo menos três décadas. Na semana passada, foi dado início à duplicação da Avenida do Contorno, no Barreto, por onde passam cerca de 90 mil veículos diariamente. Atualmente, o trecho, parte da BR-101, é considerado pelo governo estadual um dos cinco maiores gargalos do trânsito no estado e o maior da Região Metropolitana.

— Estamos terminando o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que deve ficar pronto em 2013. Até o momento, nosso levantamento mostra que a Avenida do Contorno é um dos maiores problemas do trânsito e do transporte no Rio. E isso é preocupante, tendo em vista que se trata de um dos principais acessos ao Complexo Petroquímico de Itaboraí e até as regiões Norte e Noroeste do estado, onde é produzido o petróleo — afirma Lopes.

Ainda de acordo com o secretário, o alargamento da Contorno é de total responsabilidade da concessionária, mas o estado se dispõe a dar todo o suporte ao projeto.

As obras de alargamento da Avenida do Contorno estão orçadas em R$ 26,7 milhões. A primeira fase dos trabalhos prevê cortes da pedreira localizada na pista de subida, junto ao Cemitério do Maruí. A previsão de conclusão do projeto é de dois anos.

Batalhão da PM será sede da Transitolândia
O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), no Fonseca, abrigará a Cidade do Trânsito ou Trânsitolândia — um projeto destinado à educação infantil no trânsito. Na próxima quarta-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fará licitação para empresas interessadas em construir o empreendimento, orçado em R$ 149 mil. De acordo com o DER, a Transitolândia funcionará como uma espécie de minicidade, com todos os componentes em miniatura, tais como com ruas, faixas de pedestres, praças, postos de gasolina, sinais e veículos. No local, as crianças serão orientadas sobre as leis de trânsito. O objetivo, de acordo com o órgão estadual, é preparar a meninada em idade escolar para a rotina diária no trânsito.

Informações: oglobo.globo.com/niteroi

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960