O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) marcou para o dia 20 uma tomada de preços para a escolha da empresa que vai elaborar um plano funcional para a rodovia RJ-104. O estudo está orçado em cerca de R$ 739 mil e avaliará a viabilidade da instalação de um corredor exclusivo para ônibus, ligando Niterói aos demais municípios da Região Metropolitana.
Segundo o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, a intenção é prolongar o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura.
Foto: Gustavo Stephan |
Primeiramente, o estado elaborará um plano para a RJ-104, do trecho que vai da Caixa-D’Água, no Fonseca, até o entroncamento com a BR-101 Norte, em Itaboraí, um total de 22,8 quilômetros. Posteriormente, os estudos se estenderão pela RJ-106.
— A RJ-104 é uma extensão natural do Corredor da Alameda, uma obra que mudou significativamente o perfil da mobilidade urbana da Região Metropolitana. O princípio é priorizar a mobilidade coletiva — afirma o secretário.
Após a elaboração do estudo, o Estado pretende implantar o sistema Bus Rapid Transit (BRT), aproveitando que as concessões para linhas intermunicipais serão licitadas ano que vem.
— Vamos também estudar o uso do BRT nessas rodovias e seus impactos — explica Lopes.
Atualmente, a via apresenta pouca sinalização e, em alguns trechos, há rachaduras no acostamento, o que apresenta risco de deslizamento de terra sobre as casas que ficam às margens da estrada, em áreas como Santa Bárbara, em Niterói; e Novo México, em São Gonçalo.
No início de 2010, um trecho no Km 1 teve que passar por obras, pelo mesmo motivo. Parte da pista cedeu sobre a localidade conhecida como Bonfim, no Fonseca, ameaçando residências.
Contorno está entre os cinco piores gargalos do Estado
Enquanto as obras na RJ-104 não começam, outra via de escoamento da cidade começa a receber intervenções prometidas há pelo menos três décadas. Na semana passada, foi dado início à duplicação da Avenida do Contorno, no Barreto, por onde passam cerca de 90 mil veículos diariamente. Atualmente, o trecho, parte da BR-101, é considerado pelo governo estadual um dos cinco maiores gargalos do trânsito no estado e o maior da Região Metropolitana.
— Estamos terminando o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que deve ficar pronto em 2013. Até o momento, nosso levantamento mostra que a Avenida do Contorno é um dos maiores problemas do trânsito e do transporte no Rio. E isso é preocupante, tendo em vista que se trata de um dos principais acessos ao Complexo Petroquímico de Itaboraí e até as regiões Norte e Noroeste do estado, onde é produzido o petróleo — afirma Lopes.
Ainda de acordo com o secretário, o alargamento da Contorno é de total responsabilidade da concessionária, mas o estado se dispõe a dar todo o suporte ao projeto.
As obras de alargamento da Avenida do Contorno estão orçadas em R$ 26,7 milhões. A primeira fase dos trabalhos prevê cortes da pedreira localizada na pista de subida, junto ao Cemitério do Maruí. A previsão de conclusão do projeto é de dois anos.
Batalhão da PM será sede da Transitolândia
O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), no Fonseca, abrigará a Cidade do Trânsito ou Trânsitolândia — um projeto destinado à educação infantil no trânsito. Na próxima quarta-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fará licitação para empresas interessadas em construir o empreendimento, orçado em R$ 149 mil. De acordo com o DER, a Transitolândia funcionará como uma espécie de minicidade, com todos os componentes em miniatura, tais como com ruas, faixas de pedestres, praças, postos de gasolina, sinais e veículos. No local, as crianças serão orientadas sobre as leis de trânsito. O objetivo, de acordo com o órgão estadual, é preparar a meninada em idade escolar para a rotina diária no trânsito.
Informações: oglobo.globo.com/niteroi
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