Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus que vão circular em BH serão climatizados e terão espaço para levar bikes e outras comodidades

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Rio de Janeiro – Suporte para bicicleta, encosto de cabeça e apoio para o braço, ar-condicionado, mais espaço entre as poltronas, bancos para obesos. Além de agilidade, os veículos do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) prometem dar mais conforto ao usuário. Os critérios que deverão ser atendidos pelos operadores do sistema foram detalhados em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, que ontem apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de BH no Congresso de Transporte de Passageiros (Etransport), no Rio de Janeiro, os veículos deverão cumprir  uma série de pré-requisitos para que se adaptem ao tamanho das estações e atendam melhor os clientes. “Há diversos tamanhos de ônibus, tipos de porta, e tivemos que estabelecer um parâmetro que se adeque ao projeto de nossas estações”.

Dois tipos de ônibus vão circular nos corredores do BRT: O padrão, com tamanho de 13,2m a 15m, e o articulado, que tem pelo menos 18,6m de comprimento. “Conforme o horário e a linha, definiremos o tamanho. Linhas de maior demanda e horário de pico circularão com ônibus articulados”, explica Célio, que garante que o BRT diminuirá pela metade o tempo das viagens.

Todos os veículos contarão com ar-condicionado, com variação de temperatura entre 22°C e 26°C, e espaço para transportar bicicletas. Inicialmente, será possível transportá-las aos domingos, feriados e aos sábados, a partir das 15h. Dependendo da procura, diz Célio, a BHTrans poderá ampliar os dias de uso. Para portadores de necessidades especiais, haverá rampas de acesso veicular e plataforma elevatória, além de um espaço garantido, seja para cadeira de rodas ou para deficientes visuais acompanhados de cão guia. O município pode cobrar dois espaços reservados para esse público em cada coletivo.

Os ônibus terão ainda dispositivos que limitam a velocidade máxima, para não provocar “trancos” nem desconforto aos passageiros. Há também sistema de bloqueio do veículo, impedindo que os ônibus trafeguem com portas abertas. Um sistema de segurança antiesmagamento também não permitirá que o motorista dê partida se houver algum passageiro ou objeto, como bolsas e mochilas, entre as portas. Para completar o sistema, haverá sinal sonoro de dois segundos para informar sobre o fechamento das portas.

Segundo as especificações detalhadas no Diário Oficial do Município do dia 18, o limite aceitável de passageiros em pé é de cinco pessoas por metro quadrado em horário de pico. Todos os carros apresentados pelos operadores do sistema BRT deverão ser homologados pela BHTrans, que prepara também decretos para regulamentar o treinamento de motoristas do BRT e a operação do sistema.

Com investimento de R$ 1,7 bilhão, entre recursos federais, estaduais, da prefeitura e da iniciativa privada, os corredores do BRT das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado estão previstos para começar a operar em agosto do ano que vem. “A Avenida Pedro I demorará mais um pouco”, admite Célio, seguro de que o sistema ficará pronto até a Copa de 2014. “O BRT da Santos Dumont fica pronto no fim do ano, e logo depois das chuvas, já começamos o da Avenida Paraná”, completa ele.

Informações: Estado de Minas

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960