Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Estimular uso do transporte público é opção para melhorar o trânsito e a poluição na Grande Vitória

sábado, 15 de setembro de 2012


É verdade que os ônibus poluem, mas também transportam muita gente. Já os carros, além de também poluírem, levam, no máximo, cinco pessoas. Além disso, é difícil encontrar um veículo de passeio que circule com a lotação máxima.

O problema é que nãoé fácil convencer as pessoas a deixarem o veículo na garagem para utilizar o sistema público de transporte. Com isso, todos acabam sofrendo com o aumento na poluição do ar.

O médico alergista Gilmar Domingues alerta que carros, ônibus e motos são verdadeiros vilões. “Com o aumento do número de carros na rua, aumenta-se a quantidade de fumaça e pó de pneu, de freio e de embreagem. Isso tudo faz parte da poeira. Além disso, estamos falando de área urbana, onde temos muitos prédios e ruas com circulação de ar nem sempre boa. Em horários de pico do trânsito, a quantidade de gases e poeiras tóxicas que as pessoas inalam é muito grande”.

A professora universitária Dione Miranda defendeu a tese de doutorado estudando os impactos da qualidade do ar na saúde de cerca de 300 alunos. O resultado foi surpreendente. “Notei muitos sintomas relacionados à asma, mesmo que a pessoa não entendesse que tinha o problema. Além disso, a rinite tem uma prevalência muito elevada, em torno de 80, 90%”, explicou.

A região da Grande Vitoria possui de 55 a 65% das atividades industriais potencialmente poluidoras instaladas no Espírito Santo. São siderúrgicas, pedreiras, usinas de asfalto e indústrias diversas.

Agora, se não dá para eliminar o carro e o ônibus, é preciso pensar na qualidade deles. Nos coletivos isso começou com a compra de ônibus com selo de garantia de emissão de menos poluentes no ar. “É uma inovação tecnológica muito importante porque os ônibus vêm 80% menos poluentes do que os convencionais. Os outros emitiam 500 milhões de partículas de enxofre e esses chegam a 50 milhões. É um ganho muito grande para o meio ambiente e para a população”, comentou a presidente da GV Bus, Simone Chieppe Moura.

São ações que valem o investimento e que beneficiam a todos. “Já estamos com o programa ‘Mais Sustentável’, onde os ônibus contam com novos motores. Isso representa um ganho na área da sustentabilidade e do meio ambiente, principalmente no projeto de corredores de ônibus. É uma série de intervenções para melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente”, destacou o secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960