Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Corredor de ônibus reduz tempo pela metade

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O paisagista Edvaldo de Souza faz, há 20 anos, o trajeto de Parelheiros, onde mora, até Santo Amaro, onde trabalha, na Zona Sul de São Paulo. Ele leva 50 minutos para percorrer de ônibus o maior corredor exclusivo da cidade, com 24,3 quilômetros de extensão.

Antes, não era assim. Até 2004, quando não existia  o Corredor Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Souza levava 1h30 para fazer o mesmo trajeto. “Com o corredor eu ganhei 1h20 do meu dia que agora  eu gasto com a família ou descansando”, diz.

Atendendo a 376 mil pessoas diariamente, nas 39 linhas que trafegam por ele, o trajeto  liga a região de Santo Amaro aos bairros de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Engenheiro Marsilac. Ele segue pelas avenidas Atlantica, Senador Teotônio Vilela e Sadamu Inoue e conecta-se aos terminais Varginha, Parelheiros e Grajaú, este último integrado com a estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Como não tem trânsito de carros, os ônibus alcançam velocidade média de 30 quilômetros por hora – no Corredor M’Boi Mirim, por exemplo, os ônibus andam, no horário de pico, a 7 quilômetros por hora.
Para melhorar o desempenho, a SPTrans retirou do corredor as linhas que faziam itinerário semelhantes aos micro-ônibus, deixando somente os “veículos” com maior capacidade que seguem para os grandes centros de interesse dos usuários.
“Só ficaram os grandes que deslancham no corredor”, disse o motorista Adair Silva. “Se toda a cidade fosse assim seria uma beleza.”

A mesma opinião tem a manicure Edjane Silva, que pega o corredor para ir ao salão onde trabalha, em Santo Amaro. “Não dá tempo nem de sentar e ler alguma coisa”, afirmou.
Antônio Araújo, cobrador, disse que a disputa para trabalhar nas linhas que operam nesse corredor é grande. “Todo mundo quer porque aqui não tem estresse. Ninguém fica parado no trânsito.”

São Paulo conta com 120 quilômetros em dez corredores. A promessa do prefeito Gilberto Kassab (PSD) era entregar outros 66 quilômetros até dezembro, mas a licitação para fazer  68,5 quilômetros de novos trechos  exclusivos para ônibus só saiu do papel em abril passado. O gasto previsto é de R$ 2 bilhões. O projeto prevê corredores em regiões importantes  como a Radial Leste, Itaquera, Campo Limpo e Santo Amaro.

1 comentários:

ALEXANDRO disse...

tomara que no primeiro dia de mandato, o novo prefeito implante logo os novos corredores!

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960