Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Descanso obrigatório para motoristas de ônibus divide opiniões em Salvador

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

População reclama do aumento no atraso de ônibus do transporte coletivo da cidade, depois de lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff que determina um descanso de no mínimo uma hora para trabalhadores da categoria.

No caso dos motoristas, cobradores, fiscais e despachantes, a hora é fracionada, três paradas de 20 minutos, nos finais de linha, sendo fiscalizada pelo Ministério Público.

Para Hélio Ferreira, diretor financeiro do Sindicato dos Rodoviários da Bahia “nós como representantes da categoria temos que defender que a medida veio para melhorar as condições profissionais da classe, devido às doenças ocupacionais que afetam os motoristas, por isto tem que ter o descanso”.

Em relação às reclamações, Ferreira opina que qualquer mudança causa impacto logo no início. “É assim mesmo até se ajustar”.

Mas grande parte dos motoristas não está contente com este descanso, alegam que estão perdendo até mesmo dinheiro, como foi o caso de José Carlos Oliveira Silva, há 29 anos na profissão. Ele se encontrava no final de linha do Marback esperando os 20 minutos de descanso para fazer a Linha Barroquinha. O Marback é um dos bairros onde a população reclama da demora dos coletivos.

“Está sendo péssimo, a gente está trabalhando uma hora de graça, porque na soma destes 20 minutos forma uma hora, que aumenta a carga horária. Agora mesmo cheguei às 11h e só posso sair às 11h20, já vou pegar engarrafamento por conta do horário. Isto está nos prejudicando e à maior parte da população”, desabafou.

O morador do Marback Alfredo Evangelista, que trabalha em um shopping na Sete Portas, conta que está sendo difícil chegar a sua casa após o expediente de trabalho. “Geralmente pegava o ônibus que passava às 19h, de meia em meia hora, na Sete Portas e por volta das 20h estava em casa. Agora todo dia chego depois das 21h porque os ônibus demoram muito. E depois passa um atrás do outro”, alegou.

A mesma opinião é a do garçom Agelson Correia que disse já ter esperado ônibus em ponto por mais de uma hora. Nos finais de semana, ele diz que a situação ainda é pior.

Entretanto, motoristas e despachantes alegam que a demora dos ônibus nos pontos não é por causa do descanso e sim por conta do engarrafamento, já que acontecem nos horários de pico.

De acordo com o despachante César Avelar, há 18 anos de profissão, “as obras que estão sendo feitas na Rua Heitor Dias (Boca do Rio), onde na pista só passa um ônibus, prejudica o fluxo”.

Avelar explicou que fluxo de chegada e saída continua o mesmo, a diferença é de que há a parada de 20 minutos, e nem todos chegam na mesma hora.

No final de linha de Cosme de Farias, a estudante universitária, Clélia Souza, falou que as piores horas de espera nos pontos são os horários de rush, por volta das 8h e no final da tarde.

“Mas no domingo é triste, este ônibus mesmo que vai para a Barra demora mais de uma hora de relógio. Agora piorou”, desabafa.

Matéria de Noemi Flores, publicada na versão impressa da Tribuna da Bahia.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960